Veículos

VW controla Scania e MAN

Por a 5 de Março de 2008 as 2:00

scania

A Volkswagen anunciou recentemente o reforço da sua participação na Scania, adquirindo um pacote de acções da Investor AB, por 2,9 mil milhões de euros, aumentando, assim, de 37,98 para 68,6% a sua posição na construtora de camiões. Este aumento de participação na Scania não representa somente um reforço no construtor sueco como, também, uma forma de controlar a MAN, já que controla a partir de agora cerca de 21% do capital da MAN.

Esta operação parece colocar cada vez mais real a possível fusão – já anteriormente alvitrada – das operações da Scania e da MAN, tornando-se a VW, assim, no maior construtor de camiões do mundo.

Martin Winterkorn, presidente executivo da Volkswagen, referiu à agência Deutsche Welle que «a aquisição ressalta o significado que damos à Scania«, garantindo, contudo, que manterá a marca e que não serão feitas alterações na administração e nas estruturas do construtor sueco. «Acreditamos nesta empresa e estamos certos de que a Scania prosseguirá crescendo de forma rentável», concluiu.

Do lado da Scania, o presidente da companhia, Leif Östling, que deve ser mantido à frente da empresa sueca, manifestou-se satisfeito, saudando a Volkswagen como accionista maioritário. «As especulações sobre a estrutura de poder dentro da empresa terminaram, facilitando o trabalho da administração. Pretendemos ampliar nossa cooperação com a Volkswagen e dividir melhor ainda nossa tecnologia», salientou.

Hans-Dieter Pötsch, director de Financeiro da Volkswagen, negou planos imediatos de fusão com a MAN. «Continuamos acreditando no potencial da união, mas não para agora ou em futuro próximo», admitiu.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *