Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Unicer: Operação Angola

Por a 29 de Fevereiro de 2008 as 2:00

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Hoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o artigo referente aos resultados da Unicer, bem como o peso das exportações nas contas da empresa liderada por António Pires de Lima. Com o relatório de 2007 a ditar um crescimento de 1% no volume de vendas e um crescimento de 124% nos lucros, as exportações já valem 99 milhões de euros para a Unicer. A importância do mercado angolano levou a Unicer a apresentar um projecto para instalar uma unidade de produção no país africano, realidade que conheceu desenvolvimentos recentes e que apontam para a conclusão do projecto 2010.

Na secção “Distribuição”, destaque o Guia Salarial da Hays Sales&Marketing. Se 2007 foi dinâmico a nível de recrutamento, os analistas da Hays referem que o actual exercício poderá ser de maior contenção em Portugal e mais de metade dos empregadores consideram mesmo não expandir o número de colaboradores.

No “Alimentar”, analisamos o mercado dos queijos, revelando o sector ainda um desconhecimento relativamente à influência que a crise das matérias-primas, bem como a concentração da Distribuição Moderna, terá no preço final dos queijos. A única certeza é que rapidez e conveniência continuam a ser exigências dos consumidores que, cada vez mais procuram o livre serviço.

Também no “Alimentar”, damos a conhecer a estratégia da Eat Out para a Loja das Sopas em Portugal, revelando Lorenzo Herrero, country manager do grupo em Portugal, que «a estratégia de crescimento passa pelo franchising».

Ainda no “Alimentar”, fomos conhecer uma nova forma de chá. A Bistrotea é a empresa responsável por trazer para Portugal o chá em stick que «não quer banalizar o produto», mas que seja conhecido como um «produto Premium».

No “Não Alimentar”, a análise da GfK ao mercado das “Impressoras” revela que, ao contrário de 2006, o exercício de 2007 trouxe um aumento de vendas em todos os canais de distribuição, com o preço médio a baixar.

Também no “Não Alimentar”, Carlos Maia, director-geral da Staples Portugal, levanta um pouco do véu sobre a estratégia da empresa para o nosso País. Abrir lojas a velocidade cruzeiro – seis por ano – e apostar forte no canal de vendas à distância, catálogo e Internet, são as receitas para crescer 20% e facturar 340 milhões de euros em 2008.

Para finalizar a secção “Não Alimentar”, a análise de TNS revela que «indissociável do detergente da roupa, o mercado dos amaciadores registou, em 2007, um aumento médio do preço por litro em 6,1%, causando uma estagnação deste mercado. Esta estagnação pode ser justificada através das diminuições na compra média por lar (menos 11,4%)».

Nas “Bebidas”, além do artigo relativamente à Unicer, entrevistámos ainda o director de marketing da Pernod Ricard Portugal, Carlos a Fuente, que admite que para a empresa crescer, «a estratégia terá de passar pelo ontrade». Certo foi o crescimento de 7% em volume e 14% em valor no final do primeiro semestre de 2007.

Nos “Vinhos”, a entrevista ao director da Essência do Vinho, Nuno Pires, ficou claro o objectivo da Essência do Vinho e Essência Gourmet: «desmistificar o mundo do vinho e da gastronomia». O palco está montado no Porto de 6 a 9 de Março.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Empreender: Ousar ensinar”, de Manuel P. Névoa (Construtora da Ferraria); “A segurança alimentar”, de Joaquim Dias (engenheiro alimentar); “Um novo ‘actor’ no mundo dos vinhos…”, de Franklim Ferro Jorge (produtor de vinho); e “Parafarmácias – Desafio aos recursos humanos”, de Sandrine Veríssimo (Hays Portugal).

Boas leituras e até daqui a 15 dias.

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