Veículos

Novo sistema anti-cansaço da Mercedes-Benz alerta condutor

Por a 15 de Fevereiro de 2008 as 2:00

mercedes.jpg

Encontra-se na fase final de testes um novo sistema de assistência, concebido pela Mercedes-Benz, para alertar o condutor sobre o cansaço ou a possibilidade de adormecer ao volante. O sistema utiliza vários sensores para avaliar o comportamento de condução e reconhece alterações relacionadas com o cansaço através do estilo de condução. Verificando-se essa situação, o condutor é incitado a fazer uma pausa. Assim que todos os testes tenham sido realizados o sistema entrará na fase de produção em série na Mercedes-Benz a partir de 2009.

De referir que, de acordo com estatísticas oficiais, o cansaço aparece como uma das razões de cerca de 1% de acidentes graves de tráfego. Contudo, especialistas são de opinião que o número de casos não atribuídos a este tipo de acidentes é significativamente superior, porque o cansaço é frequentemente um factor difícil de determinar ou comprovar ao reconstituir-se o acidente. Segundo os mais recentes estudos europeus, 24 a 33% de todos os acidentes de tráfego fatais envolvem condutores exaustos. Isto significa que provavelmente a percentagem de acidentes graves causados pelo cansaço é superior aos causados por excesso de álcool.

Além da falta de descanso, uma das mais frequentes causas para se adormecer ao volante é a monotonia. Dois terços dos acidentes causados por cansaço acontecem à noite, ocorrendo metade em locais onde o tráfego é reduzido. Cientistas acham que o risco de acidente é muito maior em viagens de longa distância sob condições sem alteração, porque isso desconcentra a atenção do condutor e a monotonia também aumenta o risco de se adormecer.

As investigações realizadas pelos engenheiros da Mercedes-Benz com mais de 420 condutores comprovam que muitas pessoas não reconhecem os sinais de cansaço ou não se dão conta dele numa fase inicial. Regra geral, o cansaço não se faz sentir repentinamente, manifesta-se gradualmente. As reacções do condutor e a capacidade de percepção diminuem progressivamente até ao ponto em que, mesmo na fase inicial do cansaço, os condutores muitas vezes não conseguem reagir adequadamente. O sistema de assistência desenvolvido pela marca visa detectar os primeiros sinais de cansaço e alertar o condutor em conformidade, sendo um contributo importante na prevenção de acidentes.

Ao contrário de outros métodos para detectar o cansaço, o sistema da Mercedes-Benz avalia uma série de indicadores para determinar o alerta ao condutor e reconhecer a transição gradual entre o estar acordado e o estar cansado. Durante cada viagem o Attention Assist observa continuamente os padrões de comportamento característicos do condutor e utiliza-os para criar um perfil individual que servirá de base para o reconhecimento dos sintomas de cansaço. Onde houver um desvio significativo dos valores empíricos guardados, o sistema determina se existem ou não sinais de excesso de cansaço. Quando e onde o condutor é alertado depende da hora do dia, da duração da viagem e do estilo de condução individual.

Os valores apurados pelo sistema de reconhecimento do cansaço, não só incluem a velocidade e a aceleração longitudinal e lateral como, também, o ângulo do volante, a forma como os piscas e os pedais são utilizados, determinadas acções de comando do condutor e diversas influências externas como, por exemplo, o vento lateral ou um piso de estrada irregular. A observação do comportamento de condução demonstrou ser especialmente significante: condutores cansados podem ser detectados através de uma série de movimentos típicos no volante que eles corrigem de imediato. O novo sistema de assistência da Mercedes-Benz reconhece os seguintes sinais: se o comportamento de condução do condutor se altera e outros indicadores também apontam para um cansaço excessivo, o sistema activa um alerta atempadamente. Soa um aviso sonoro e um símbolo no painel de instrumentos indica que o condutor deverá fazer uma pausa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *