Um copo oficial para Moscatel de Setúbal
Na comemoração dos 100 Anos da Demarcação ” Moscatel de Setúbal”, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) seleccionou o copo que reúne mais condições para uma correcta […]

Victor Jorge
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Na comemoração dos 100 Anos da Demarcação ” Moscatel de Setúbal”, a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) seleccionou o copo que reúne mais condições para uma correcta degustação de um dos mais nobres vinhos generosos de Portugal.
«O Moscatel de Setúbal é há muito um dos principais marcos de um País que se apresenta ao mundo com os melhores vinhos generosos que se conhecem. O rigor e a qualidade que lhe são conhecidos e que reúne um sem número de apreciadores exige, por isso, que a sua degustação seja feita da forma que mais o dignifica». Foi por isso que a CVRPS, entidade responsável pelo controlo e certificação de qualidade deste Generoso, se empenhou na procura do copo que mais potenciasse a qualidade deste vinho, esforço esse (com)provado e validado pela sua Câmara de Provadores.
«Este copo resultou de um processo de pesquisa da CVRPS de entre várias opções», refere a entidade. «Cada vinho tem o seu comportamento específico e, no caso do Moscatel de Setúbal, impunha-se o copo que concentrasse da forma mais correcta os aromas libertados por este vinho e que o projectasse na boca de forma a não se perder qualquer dos elementos que integram a sua degustação».
O novo copo oficial do Moscatel de Setúbal, uma nova linha da Pasabahçe, apresenta-se com um vidro cristalino e sem qualquer artefacto que altere a cor. O ângulo resultante da diferença entre a parte mais larga do copo, com um diâmetro de 73 mm, e a zona da parte superior mais estreita, com 55 mm, permite concentrar os aromas de forma a que o olfacto possa retirar da degustação todos os elementos contidos neste Generoso. Este factor é de uma importância extrema, uma vez que de outra forma o processo de evaporação poderia ser precipitado, correndo o risco de se perderem aromas essenciais.