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Iogurtes: Quanto menos calorias, melhor!

Por a 8 de Fevereiro de 2008 as 11:30

iogurtesO mercado dos Iogurtes é um dos mais dinâmicos em Portugal, não só pelas constantes inovações nos diversos segmentos, como pela luta renhida entre fabricantes e marcas de distribuição. No entanto, apesar da introdução de novos segmentos altamente dirigidos, o segmento Magros continua a ser líder. Tendo em conta o consumo no lar, os iogurtes magros tem uma quota de mercado em volume de 22,6%, em 2007, exactamente a mesma que o período homólogo de 2006. Segundo dados do painel Worldpanel da TNS. Os Líquidos, com 19,2% de quota em volume (mais 2,6% que 2006) e Aromas, com 14,1% (menos 1,3% que o mesmo período em 2006), ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente (ver gráfico 1). De acordo com a TNS, cerca de 2,8 milhões de lares portugueses compraram neste período, pelo menos uma vez, Iogurtes Magros, ou seja, 75,1%.Aprofundando o segmento dos Iogurtes Magros, verifica-se que os líquidos estão a aumentar a vantagem que já tinham em 2006, passando de 54% para 58,7% de quota em valor, em 2007. O crescimento traduz as mudanças de hábitos dos portugueses, que optam por comprar Iogurtes Líquidos por questões de maior facilidade de consumo e ainda por poderem ser consumidos em qualquer circunstância, em qualquer lugar (ready to use). Os Iogurtes Sólidos passaram de 46% para 41,3% de quota em valor.

Nos Iogurtes Magros verifica-se um forte crescimento das Marcas do Distribuidor (mais 15%). Embora tenham menor expressão no segmento, ainda assim, as MDD’s, aumentaram o seu peso em valor, passando de 23,4%, em 2006, para 27% em 2007. Neste segmento, os fabricantes representam quase três quartos do mercado, com 73% de quota em valor, apesar de terem perdido 4,6% do seu valor, relativamente a 2006.

Em termos de perfil dos lares consumidores de Iogurtes Magros MDD verifica-se que os “adultos independentes” e “casais adultos sem filhos” representam 26,1% do consumo destes iogurtes. Por outro lado, os lares com “casais com filhos crescidos”, representam 19,5% do volume deste segmento. Por último, os “lares monoparentais” são responsáveis por 6,3% do volume consumido nos lares de iogurte magro de MDD’s.

Ainda dentro do segmento Magros, tendo em conta 2007, verifica-se que os Iogurtes de Aromas são os que lideram a quota de mercado em valor, com cerca 38,6%, aumentando 5,8% a sua quota, em relação ao período homólogo. Seguem-se os Iogurtes Pedaços + Cereais com 22,7% (menos 1,7% que 2006) e Iogurtes Polpa, com 15% (mais 1% que 2006). Uma das razões para este liderança dos Aromas pode estar relacionada com o facto de o preço médio destes ser mais baixo (não contando com os Iogurtes Naturais). O preço médio dos Iogurtes de Aromas Magros situa-se nos 2,3€, dos Iogurtes de Polpa é de 2,84€, os Iogurtes Pedaços + Cereais é 3,06€ e os Iogurtes Cremosos são os mais caros, com 3,11€ de preço médio. (Ver gráfico 2) Ou seja os cremosos são em média 35% mais caros do que os iogurtes de aromas. (ambos Magros).

Para a categoria Iogurtes, em termos globais, comparando os períodos até Dezembro,

em 2006 e 2007, embora os fabricantes continuem a liderar o mercado dos Iogurtes, as marcas da distribuição (MDD’s) ganharam algum espaço, aumentando a sua quota em volume em 2,7%. As MDD’s representam, actualmente, 42,5% do mercado em volume, enquanto as marcas fabricantes 57,5%. (Ver gráfico 3)

No que diz respeito aos fabricantes, a Danone é líder, com uma quota em volume de 25,1%, seguida da Nestlé com 13,2%. As MDD’s têm na categoria dos Iogurtes muito peso, com 42,5% de quota em volume. A Danone e o total das Marcas de Distribuição representam dois terços do mercado português (ver gráfico 4). Em relação aos períodos homólogos, apenas as Marcas da Distribuição, a Danone e a Adágio aumentaram a sua quota de mercado em volume. O ano de 2008, tendo em conta os aumentos no preço do leite, poderá trazer grandes mudanças neste mercado.

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