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Hoje no Jornal Hipersuper – Retalho menos roubado

Por a 18 de Janeiro de 2008 as 2:00

hipersuper204.jpgA edição N.º 204 marca a entrada do Jornal Hipersuper no ano 2008. Neste número destacamos o artigo sobre o roubo no retalho. De acordo com o Global Retail Theft Barometer 2007 (Barómetro de Roubo no Retalho 2007), roubou-se menos no retalho português, totalizando a factura 359 milhões de euros, aparecendo Portugal a meio da tabela liderada pela Grécia.

No “Alimentar”, entrevistámos o director de Marketing da GL, Miguel Rita, que de empresa importadora e distribuidora de produtos alimentares passou a criadora. Orientada para um segmento saudável, deu os primeiros passos com o lançamento do azeite que reduz o colestrol e os sumos smoothies, admitindo Miguel Rita que a GL «é uma firma de crescimento muito acelerado».

Para esta edição do Jornal Hipersuper, a TNS Worldpanel analisa o mercado das bolachas, concluindo que, «o segmento “bolachas saúde” é o que mais cresce em penetração, sublinhando que «o consumo deste tipo de bolachas é mais difundido junto dos lares com presença de crianças». Curiosamente, no líder na categoria “bolachas” – Lidl – o segmento “saúde” não está presente.

Em “Tec&Log”, falamos de “Etiquetagem e Marcação”. Estima-se que entre 2015 e 2020 apenas 60% dos produtos do retalho nacional estejam dotados com RFID. Até lá, grande parte dos comerciantes e produtores optam por proteger a sua mercadoria com soluções de Etiquetagem na Origem.

Isto além das diversas opiniões: “Gestão de Incidentes: uma obrigação comercial” de Pedro Santos (Consulai), “Check list de 2007 e X ideias para 2008” de Alexandre Mota (Golden Assets), “Logística como mercado de trabalho” de Manuel Ribeiro (Rangel/FedEx), “Se a informação é a alma do negócio, proteja-a com todas as armas que tem!” de Pedro Raminho (IBM Portugal), e “Supply Chain – Uma Realidade Premente” de Alexandra Costa (Hays Portugal).

Além disso, o Conselho dos Notáveis opinou sobre as consequências da aquisição das lojas Plus por parte da Jerónimo Martins, o Barómetro de Roubo no Retalho, o reforço das Marcas Próprias em Espanha, posição do presidente da ASAE, Manuel Nunes, relativamente à restauração, últimos dados da ACEP sobre o aumento nas vendas de artigos no 3.º trimestre de 2007, e, finalmente, o orçamento de 3,8 milhões de euros da ViniPortugal para a promoção dos vinhos portugueses para os mercados nacional e internacional.hipersuper204_sup.jpg

Esta edição do Jornal Hipersuper é, também, acompanhada de um Suplemento “Sabor do Ano”. Nele damos a conhecer os 42 produtos “provados e aprovados” pelos consumidores nacionais, além da entrevista ao responsável por esta iniciativa, José Borralho, Managing Director do Sabor do Ano, cujo objectivo é duplicar o número de empresas participantes para a edição de 2008.

Por isso, boas leituras e até daqui a 15 dias!

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