Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – «Portugal vai inaugurar a maior fábrica do grupo»

Por a 21 de Dezembro de 2007 as 2:00

hipersuper203.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista ao Director de Expansão da IKEA em Portugal, António Machado. Depois de inaugurada a primeira loja no País, o grupo sueco tem, actualmente, em marcha um ambicioso plano de expansão e cerca de 885 milhões de euros para investir em Portugal. Nesta entrevista, António Machado revela alguns dos pormenores da estratégia do grupo para Portugal.

Na secção “Distribuição”, publicamos três cenários possíveis para o retalho português com a compra do negócio do Plus por alguns dos players a operar em Portugal. Com base nos dados da TNS eurotest, colocamos as 75 lojas da Tengelmann em Portugal nas “mãos” de Pingo Doce, Minipreço e/ou Intermarché.

Ainda em “Distribuição” e depois da luz verde da Autoridade da Concorrência (AdC), a Sonae Distribuição ficará com 30% do mercado do retalho Alimentar em Portugal. Apesar de «globalmente satisfeito», Nuno Jordão, CEO da Sonae Distribuição, terá de aplicar remédios em 32.000 m2 dos 166.500 m2 envolvidos na operação de aquisição do Carrefour no nosso País.

No “Alimentar”, entrevistámos Bruno Almeida, Responsável pela Lipton em Portugal, que revelou que a marca pertencente ao universo Unilever Jerónimo Martins prepara a contra-resposta à recente remodelação de imagem e ampliação da gama do principal concorrente.

Além disso, a José Manuel Agostinho e Filhos, produtora do vinagre Cristal, aliou-se à Comtemp e edificou uma fábrica com capacidade para servir todo o País.

Também no “Alimentar”, a TNS analisa o mercado do “Azeite”. A consultora revela que, em 2006, o mercado do azeite retraiu-se devido à subida dos preços, provocando uma queda em volume, assistindo-se, actualmente, à progressiva recuperação deste mercado.

Por último, no “Alimentar” visitámos a Joaquim Caetano, responsável pela produção dos rebuçados Santo Onofre e Seiva Pinheiro, cujo objectivo é tornar um produto Vintage num produto Cool.

No “Não Alimentar”, , além da entrevista ao Director de Expansão da IKEA, António Machado, a GfK analisa o mercado de MP3. De acordo com os dados da consultora, ao contrário dos que se passou no ano passado, em 2007 tem-se verificado um desacelerar do mercado de MP3. O “boom” dos leitores de MP3 que aconteceu em 2004 parece ter perdido do seu fulgor inicial e assiste-se neste momento a um amadurecimento do mercado.

Para finalizar a secção “Não Alimentar”, uma análise ao Baby Care revela-nos que o mercado sofre as repercussões de uma taxa de natalidade cuja evolução se dota de uma tendência negativa.

Nos “Vinhos”, tivemos presente na apresentação do Plano Estratégico para 2008 da ViniPortugal. Ao todo serão canalizados 3,8 milhões de euros para a promoção dos néctares nacionais nos principais mercados.

Em “Veículos”, a Volvo Trucks lançará, no Verão de 2008, uma nova geração de camiões de gama alta. FH e FH16 serão os modelos que o construtor sueco propõe ao mercado.

Em “Tec&Log”, fomos conhecer a estratégia da ALD Automotive que, para crescer 20% por ano, criou duas direcções comerciais distintas: retail e corporate. Também a IBM nos deu a conhecer a aposta que irá continuar a fazer nos POS (Point-of-Sale). Para finalizar a secção, damos a conhecer o novo empilhador Toyota Tonero, especificamente desenvolvida para o mercado europeu e que disponibiliza uma série de “fórmulas” adicionais.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Oceanos de Valor” de Manuel P. Névoa (Construtora da Ferraria) e “Distribuição: Desafios para uma nova geração” de Pedro Nunes (Hays Portugal).

Para finalizar, a equipa do Jornal Hipersuper deseja a todos os nossos leitores um Feliz Natal e um Excelente 2008.

Boas leituras e até para o ano

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *