Distribuição

Práticas anti-concorrência custam 160 milhões a retalhistas britânicos

Por a 13 de Dezembro de 2007 as 2:00

 

lacticinios.jpgAlgumas das maiores cadeias de retalho do Reino Unido acordaram, com o Office of Fair Trading (OFT, departamento de protecção do comércio britânico) o pagamento de penalizações individuais que, combinadas, alcançam o valor de 116 milhões de libras esterlinas (cerca de 160 milhões de euros).

Segundo o Planet Retail, este acontecimento surge no seguimento da Declaração de Objecções, da OFT, depois deste ter encontrado elementos que poderão provar a existência de um conluio entre alguns dos maiores retalhistas britânicos (Asda, Morrisons, Safeway, Sainsbury e Tesco) e alguns produtores de lacticínios (Arla, Dairy Crest, Lactalis, McLelland, The Cheese Company e Wiseman), relativamente aos preços de determinados produtos.

Os responsáveis da Asda afirmaram, em comunicado, que a sua intenção consistia em «proporcionar uma verba maior para os produtores de lacticínios, que se encontravam sob forte pressão financeira na altura», acrescentando que optaram por resolver o assunto de forma célere, a fim de serem correctos para com os seus clientes.

A Sainsbury, por sua vez, confirmou ter acordado o pagamento de 26 milhões de libras À OFT. Em comunicado, o grupo afirmou ter oferecido a sua total colaboração na investigação.

«Estamos desiludidos por termos sido penalizados por acções que visavam ajudar os produtores britânicos, mas reconhecemos o benefício de um acordo rápido com a OFT», declarou Justin King, director-geral da Sainsbury.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *