Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – Entrevista ao Director-geral da FNAC Portugal, Enrique Martinez

Por a 7 de Dezembro de 2007 as 2:00

hipersuper202.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a entrevista ao Director-geral da FNAC Portugal, Enrique Martinez. Depois de conhecida a revisão do plano de investimentos e expansão para Portugal, o responsável máximo pela operação no nosso País afirma que a zona da Expo será uma das possíveis localizações de uma futura loja FNAC, adiantando que o objectivo do grupo é possuir uma loja em todas as capitais de distrito. Certa ficou a certeza de que «o preço não será o único driver da FNAC».

Na secção “Distribuição”, destaque para a apresentação de duas novas formas de analisar os consumidores em Portugal. Da responsabilidade da TNS Worldpanel, “Shopper VIP” e “Usage” têm como objectivo diferenciar os consumidores e estudar a ocasião da utilização.

Também na “Distribuição”, o último relatório da AC Nielsen refere que o segmento discount aumentou a sua quota de mercado em 2% nos primeiros seis meses de 2007, representando já 18% do gasto realizado pelos lares em Portugal Continental.

No “Alimentar”, analisamos a proposta da Comissão Europeia para a redução de 15% do esforço de pesca e dos Totais Admissíveis de Capturas (TAC) nas zonas comunitárias, em quase todas as espécies.

Madalena Lynce de Faria, Marketing Manager de Compal Essencial, revela, em entrevista, as linhas estratégicas da empresa nacional para trocar as volta à chegada de um novo concorrente.

Para esta edição do Jornal Hipersuper, a TNS Worldpanel analisa o mercado do peixe fresco, concluindo que, «globalmente, há um decréscimo de lares a consumir peixe fresco, mas, no entanto, o valor deste mercado está a subir, em 2007».

Ainda no “Alimentar”, espaço para as Manteigas e Natas. Se no primeiro caso o mercado é caracterizado pela maturidade, já nas Natas, o mercado refere que ainda existe espaço para melhorar. Certa é a tendência para o aumento das preocupações com a saúde nestas categorias.

No “Não Alimentar” e para além da entrevista ao Director-geral da FNAC Portugal, fomos conhecer o novo Centro de Assistência Técnica da Optimus no Centro Comercial Colombo. O facto de se tratar de um local com grande afluência e com horário alargado, determinou a escolha do local para ir ao encontro das necessidades dos clientes.

Nos “Vinhos” e com a aproximação da época natalícia e fim-de-ano, analisamos o mercados dos Espumantes e Champagnes. Registando crescimentos em volume e valor, esta época é responsável por cerca de 50% das vendas totais destes dois néctares.

Em “Tec&Log”, conhecemos a nova estratégia da Toshiba para o mercado nacional, revelando Jacinto Paes, Responsável pela Área do Retalho da Toshiba, que «o objectivo é oferecer um preço atractivo».
Isto além das diversas opiniões: “Da euforia ao medo”, de Alexandre Mota (Golden Assets), “Culturas de empresa”, de Salomé Couto (Allbecon Portugal), “As matérias-primas na indústria alimentar”, de Joaquim Dias (Engenheiro Alimentar), “A força da comunicação” de Denis Coubronne (PrimeDrinks), e “Grande Distribuição e Código de Trabalho” de Duarte Ramos (Hays Portugal).

Além disso, o Conselho dos Notáveis opinou sobre a perda de quota do Lidl nos priemiros sete meses de 2007, os remédios da Adc à compra do Carrefour pela Sonae Distribuição, o consumo no Natal, produtos mais beneficiados nesta quadra, lançamento do Delta Q por parte da empresa de Campo Maior, bem como o aparecimento de uma nova empresa distribuidora de bebidas e vinhos.

Boas leituras e até daqui a 15 dias!

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