Distribuição

Vendas no retalho aceleram em Outubro

Por a 3 de Dezembro de 2007 as 2:00

Retalho positivo em SetembroDe acordo com o último boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas no comércio a retalho, no mês de Outubro de 2007, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, aumentaram 1,9% em termos homólogos, 2,5% superior à taxa observada no mês anterior.

Este andamento do índice agregado «foi determinado por comportamentos similares nos dois agrupamentos considerados. O comércio de produtos alimentares registou uma variação homóloga de 3,2% (0,1% em Setembro) e no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de 0,9% (-1,3% no mês anterior)», refere o INE.

Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, registaram uma variação de -0,5%, 0,9 pontos percentuais superior ao verificado em Setembro.

O comércio de produtos alimentares, apresentou um decréscimo de -0,2% (+0,8% em Setembro) enquanto o comércio de produtos não alimentares, apesar de negativo (-0,8% de variação mensal) recuperou 2,4% face a Setembro.

O INE conclui que a «variação média nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 1,0%, superior em 0,1 pontos em relação ao valor registado em Setembro».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *