Distribuição

JM anuncia objectivo de vendas de 8 mil milhões para 2010

Por a 3 de Dezembro de 2007 as 2:00

JMDurante o Investor´s Day, realizado em Poznan na Polónia, a Jerónimo Martins (JM) revelou que, até 2010, as vendas do grupo podem ultrapassar os 8 mil milhões de euros, um crescimento de 82% face aos 4,4 mil milhões registados em 2006.

O evento ficou marcado pelo anúncio de objectivos de crescimentos anuais de vendas a dois dígitos e pela manutenção do forte plano de expansão para o triénio 2008/2010. De acordo com o comunicado emitido pelo grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha, presidente do Conselho de Administração e CEO e CFO, respectivamente, a expansão do grupo será assegurada por um investimento total, nos próximos três anos, na ordem dos 1,3 mil milhões de euros, cabendo à Polónia a maior fatia deste valor, situando-se perto dos 60%, prevendo-se a abertura de 130 novas lojas Biedronka anualmente.

Quanto a Portugal, foi anunciado um «ambicioso» plano de expansão para a insígnia Pingo Doce, prevendo-se a abertura de aproximadamente 20 lojas por ano às quais se juntam as actuais 220 lojas em funcionamento em Portugal Continental e Madeira.

No documento que acompanhou o Investor´s Day é, ainda, possível compreender que esta estratégia possui alguns desafios, ponderando a empresa «novos formatos de desenvolvimento com lojas maiores». Ou seja, no caso do Pingo Doce «os desafios passam por aproximar o formato discount do formato de supermercado, optimizar as oportunidades de crescimento e lidar com a inflação num mercado muito competitivo”, revela o grupo.

Quanto ao Feira Nova, o grupo adianta que se encontra a «estudar várias possibilidades de optimização do modelo de negócio actual», bem como o reposicionamento das lojas maiores, de modo a «defender a quota de mercado».

No Recheio Cash&Carry, a estratégia passa por aumentar a quota de mercado «através do aumento da penetração no canal Horeca», identificando como principais desafios «o incremento de quota de mercado nos retalhistas tradicionais, um segmento de mercado em queda».

No final, a Jerónimo Martins refere que «estamos comprometidos em alcançar os nossos objectivos de longo prazo». Ou seja: «expandir a nossa posição na Polónia e melhorar a nossa quota de mercado e rentabilidade em Portugal».

De referir que as vendas da Jerónimo Martins (JM) registaram, no 3.º trimestre de 2007, um crescimento de 20,8%, totalizando 1,388 mil milhões de euros face a igual período do exercício transacto. Nos primeiros nove meses de 2007, as vendas do grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha cresceram 19,8% para 3,808 mil milhões de euros, com o EBITDA a atingir os 242,2 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 12,5%.

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