FMCG Marcas

Hambúrgueres, Cachorros e Batatas Fritas… sem eles não sabem ao mesmo

Por a 30 de Novembro de 2007 as 9:30

As categorias de Ketchup e Maionese têm relativamente pouco peso na alimentação dos lares portugueses. Embora 33,8% dos lares tenham comprado este ano, pelo menos uma vez, Ketchup até Outubro 2007 (YTD P10), só 36,5% repetiu a compra. A Maionese conseguiu melhor posicionamento, com 53,2% de lares a efectuar, pelo menos, uma compra, sendo que 50,2% desses lares repetiu uma ou mais vezes. As duas categorias apresentam ainda “actos de compra” e “compra média” baixos, num período de 40 semanas (YTD P10 2007 a terminar em 7 de Outubro).

A categoria de Maionese apresenta, no entanto, um grande leque de opções, entre as quais, normal, light, elaborada com azeite etc., enquanto o Ketchup se divide em normal ou picante, tendo a marca Compal uma variante de Ketchup com sabores de fruta.

Muitos dos principais Fabricantes criaram produtos especificamente direccionados para o target infantil, caso da Calvé Kids e da Heinz P’tits. Marcas não faltam e o difícil é, na hora da compra, escolher. O preço poderá influenciar, mas não será determinante, já que as duas categorias são dominadas pelas Marcas de Fabricantes, apesar de o Preço Médio das MDD’s (Marcas de Distribuição) ficar pela metade.

O motivo da escolha poderá estar relacionado com o facto de serem os lares com crianças e adolescentes os que estão mais desenvolvidos na compra destas categorias. De facto, verifica-se que os Lares de Jovens Independentes são grandes consumidores de Maionese, enquanto Casais com filhos adolescentes e com filhos pequenos consomem mais Ketchup.

Reformados, Adultos Independentes ou Casais sem Filhos têm um consumo muito reduzido destes produtos. No futuro isto poderá induzir uma mudança nos hábitos alimentares dos portugueses, pois o que consume na infância e juventude influência certamente as preferências na vida adulta.

Quanto à distribuição das categorias pelas insígnias, verificamos que Intermarché, Lidl e Modelo são muito importantes para Ketchup, enquanto o Continente, Jumbo e Pingo Doce o são mais para a Maionese. Minipreço/Dia apresenta um peso praticamente igual para Maionese e Ketchup.

No que diz respeito ao comportamento de compra dos lares por “Missão de Compra”, nestas categorias, a maior percentagem de actos de compra de Ketchup são em missões de “Despensa” ou “Rotina” globalmente mais volumosas (ver definições do estudo TNS Shopping Missions 2007), enquanto que as missões de compra para Maionese estão mais distribuídas por “Despensa”, “Rotina” e “Proximidade”.

Analisando os lares compradores de Maionese e Ketchup, através do estudo “TNS Life Styles 2007”, verifica-se que estes compradores estão comprometidos com a Publicidade e o Preço, com algum tipo de Promoções, mas muito pouco com Marcas e Inovação. Menos de 30% estão relacionados com a Saúde.

Tendo em conta que os compradores de Ketchup e Maionese afirmam ter algum compromisso nestas categorias e são fiéis às Marcas de Fabricantes, estas poderão apostar mais em publicidade, no futuro. O facto de serem os lares com crianças e adolescentes os que mais compram estas categorias, revela uma oportunidade de desenvolvimento de novos produtos, destinados a este target tão específico e mais permeável a anúncios.

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