Distribuição

Natal de 2007 vale 12 mil milhões para retalhistas britânicos

Por a 28 de Novembro de 2007 as 2:00

NatalQuando faltam apenas quatro semanas até ao Natal, as vendas totais de bens relacionados com esta época natalícia deverão atingir 12 mil milhões de libras (16,7 mil milhões de euros) este ano, ou seja, mais 5% do que os valores registados em 2006. Esta é uma das conclusões da pesquisa do Consórcio de Retalho Britânico e da consultora Nielsen.

Segundo as estimativas, cada pessoa gastará, em média 435 libras em presentes – mais 12% que no ano passado. Os produtos mais desejados, neste âmbito, são o vestuário, livros, filmes e música, embora os cosméticos, os perfumes e os vales de oferta também sejam muito vendidos.

Cada fogo gastará 169 libras em alimentação e bebidas para este natal, o que se traduz numa subida de 4% relativamente ao período homólogo, aumentando o custo do almoço festivo para 16 libras por pessoa, quando, no ano transacto, este valor correspondia a 14 libras.

Este ano o valor de árvores de Natal vendidas será de 1.3 milhões de libras, quase 9% menos que no ano passado, enquanto se prevê que as vendas de decorações natalícias cresçam 18%, atingindo quase 28 milhões. Em termos de bolachas, as vendas deverão alcançar os 25 milhões de libras, um incremento de 30% face a 2006.

O valor mais alto esperado refere-se às vendas de caixas de chocolates, que atingirão, segundo as previsões, 222 milhões de libras este ano, enquanto as vendas de chocolate orgânico negro e de leite subirão 60%, para os três milhões.

«Com a subida contínua de dois dígitos dos produtos alimentares premium e uma grande variedade de presentes, fragrâncias e guloseimas sazonais em loja, a diversão festiva nunca teve um custo tão suportável», afirma Mike Watkins, Senior Manager dos serviços de retalho da consultora Nielsen.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *