Distribuição

Decisão da AdC sobre Carrefour “nas próximas semanas”

Por a 23 de Novembro de 2007 as 2:00

carrefour.jpgA Sonae Distribuição pode ser dona do Carrefour ainda este ano, caso a AdC (Autoridade da Concorrência) anuncie a deliberação “nas próximas semanas”, como indicou fonte da AdC à imprensa nacional. Ao que tudo indica, o parecer será favorável à operação de concentração. Pelo menos é esta a convicção do mercado e do próprio grupo liderado por Paulo Azevedo.

No entanto, segundo apurou o Jornal de Negócios, há pelo menos quatro hipermercados que, para poderem continuar em funcionamento, deverão ter de abraçar o conceito não alimentar. São elas as lojas de Telheiras, Loures, Portimão e, possivelmente Coimbra, onde a posição da Sonae é dominante.

O negócio está avaliado em 662 milhões de euros e envolve a aquisição dos 12 hipermercados Carrefour, oito postos de abastecimento de combustíveis e os projectos em carteira, ou seja os dois hipermercados em construção, em Famalicão e Valongo, e os nove pedidos de licenciamento.

A operação vai permitir à Sonae Distribuição incrementar a área de venda instalada em 17% e o volume de negócios anual em 16%, que no ano passado atingiu mais de três mil milhões de euros. O Carrefour Portugal facturou no mesmo período 443 milhões de euros na área alimentar e 88 milhões com o negócio dos combustíveis. O grupo francês emprega 2.500 funcionários, força trabalhadora que Nuno Jordão, presidente da Sonae Distribuição, garantiu ser incluída na totalidade nos recursos humanos da companhia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *