Outras Opiniões

A Logística Expresso como estratégia

Por a 14 de Novembro de 2007 as 9:30

manuel ribeiro

O ambiente em que as empresas operam actualmente é muito complexo e fortemente competitivo. Portanto, elas procuram a diferenciação como vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Para alcançar esse objectivo, cada uma tenta encontrar o seu próprio caminho; porém, entre muitas delas, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da Logística.

Ao ser correctamente entendida e aplicada, a Logística permite desenvolver estratégias para a redução de custos e o aumento do nível de serviço apresentado ao cliente. Essas duas condições, isoladamente ou em conjunto, possibilitam o estabelecimento de diferenciais competitivos, justificando que este seja o caminho escolhido por um número crescente de empresas ao procurar vantagens sobre a sua concorrência.

À velocidade com que são realizados os negócios hoje em dia, e na mesma velocidade com que os produtos vendidos precisam ser entregues, sejam eles dos mais diversos tipos, quais são as vantagens e os benefícios oferecidos pelas de empresas de serviço de Courrier?

Justamente porque possuem estruturas especializadas, praticam preços mais acessíveis e prestam atendimento personalizado, as empresas de Courrier, investem muito em formação, possuindo profissionais orientados para atender às necessidades específicas desse mercado. Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, temos hoje uma oferta gigantesca de produtos e serviços, que procuram satisfazer cada vez mais e melhor os consumidores finais. Desta forma, o segmento courrier de encomendas expresso responde a esta necessidade de mercado aproximando produtos e serviços dos consumidores de forma rápida e com o nível de informação esperado. A informação das entregas é um diferencial das empresas courrier, pelo que é fundamental que disponham de informações desde a recolha dos materiais até a realização efectiva da entrega. Essas informações são disponibilizadas através de arquivos de dados, com a frequência desejada pelo cliente ou através de consulta no “site” da empresa courrier.

O cliente quer um único ponto de contacto para resolver todas as suas necessidades de distribuição dos seus produtos, para se concentrar no seu negócio principal

Ao expandir esse raciocínio, pode-se perceber que as empresas e os países competitivos no cenário mundial, como os Estados Unidos e o Japão, não só fazem uso da Logística, como também a têm desenvolvido. A competência Logística foi fundamental para que eles expandissem seus mercados para além de seus limites territoriais, e tornou-se um factor-chave para o seu desenvolvimento económico.

Desafios e Oportunidades

Neste momento, é necessário analisar a realidade de Portugal, e o que se apresenta é preocupante. A Logística é pouco difundida e aplicada pelas empresas nacionais. A nossa infra-estrutura não é favorável, sendo necessários pesados investimentos nesse sector. Esse panorama mostra desafios e oportunidades. Os desafios estão na necessidade de uma rápida solução dos problemas que impedem o desenvolvimento e o aumento da eficiência da Logística. As oportunidades, neste cenário adverso, mostram um enorme espaço para melhorias. Aqueles que fizerem primeiro essas melhorias estarão a distanciar-se fortemente dos seus concorrentes e habilitam-se à conquista de novos mercados.

Hoje, o serviço courrier já não está limitado ao transporte de documentos e amostras comerciais. Transformou-se num serviço de entregas expresso que se trata de um conceito maior. Mais do que a entrega de uma amostra de produto – esse conceito abrange necessidades como velocidade, fiabilidade, controle, entrega porta-a-porta (recolhendo na porta do cliente e entregando na porta de quem ele desejar), fundamentais para cadeias de abastecimento e processos de manutenção de negócios. A entrega expresso passa a ter um papel de Logística expresso, de distribuição e atendimento ao consumidor.

Há muito que a era de grandes stocks acabou. Assim sendo, a velocidade que as operações exigem não encontra correspondente nos modelos convencionais de distribuição, de modo que a velocidade que o mercado necessita está evidenciada no serviço courrier.

Para aumentar a competitividade das empresas e do país, uma das premissas necessárias é a aplicação da Logística de forma integral. São necessários esforços de mudança.

A Iniciativa privada e o governo precisam de se unir para desenvolver um plano de desenvolvimento Logístico para Portugal. Caso isso não aconteça, o país continuará a assistir ao desenvolvimento mundial como coadjuvante e ficará condenado a permanecer na periferia da globalização.

Manuel Ribeiro, Director Comercial e de Marketing da Rangel/FedEx

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