Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – «Natal dinamiza espirituosas»

Por a 9 de Novembro de 2007 as 2:00

hipersuper_200.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o mercado das bebidas espirituosas em Portugal. Apesar de o ano ter 12 meses, é na época natalícia que o mercado das bebidas espirituosas sofre um “boom” nas vendas. Considerado como mercado maduro, apesar dos decréscimos registados ao nível do consumo, a verdade é que nos “Spirits” o Whisky continua a ser o principal player. A tendência, referem as principais empresas distribuidoras no nosso País, aponta para menos, mas melhor consumo.

Na secção “Distribuição”, analisamos a 2.ª edição do Market Pulse, um inquérito levado a cabo pela Cushman&Wakefield. As estratégias de expansão dos retalhistas a operar em Portugal continuam firmes. Um total de 88% dos inquiridos optam pelo crescimento a médio/longo prazo e mais de metade elege o centro comercial com canal preferencial de expansão.

Além disso, analisamos também as contas referentes aos primeiros nove meses de 2007 da Jerónimo Martins. O grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos apresentou vendas consolidadas de 3,8 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 19,8%. Os lucros, do grupo que inaugurou recentemente a 1.000ª loja Biedronka na Polónia, subiram 32%, totalizando 88 milhões de euros.

No Alimentar, o aumento das quotas em mais seis mil toneladas para 2008 nos mares da Noruega e Barents constituem boas notícias para a fileira do bacalhau em Portugal. Depois de um período de escassa oferta que levou ao aumento dos preços, o sector pode começar a ver a luz ao fundo do túnel.

Também no “Alimentar”, a Riso Gallo apontou baterias a Portugal e está apostada em dinamizar o mercado das refeições pré-preparadas. A empresa italiana especialista na produção de risotto já distribui há cinco anos parte do portfólio no nosso País, mas apenas há um decidiu alargar a oferta ao retalho.

No “Não Alimentar”, a TNS eurotest analisa o mercado “Tissue”. De acordo com esta análise, 97% dos lares portugueses compram, pelo menos, uma vez produtos Tissue, sendo que, dentro destes, o papel higiénico é a categoria que surge com maior penetração, atingindo os 91,6%.

Em “Tec&Log”, ficámos a conhecer a nova “Parceria Segura” entre a DHL e ADT. A segurança das encomendas é um dos factores mais relevantes para ambas as empresas. Com o novo centro de distribuição localizado em Lisboa, a inaugurar em 2009, a relação das duas empresas estreita-se.

Isto além das diversas opiniões: “A Revolução Multi-Canal no Sector do Retalho” de Luís Gregório (IBM), “G7 pede à China que valorize o yuan” de Alexandre Mota (Golden Assets), “Palavrão: Rastreabilidade” de Leonor Vale (GS1 Portugal-Codipor) e “A Logística Expresso como Estratégia” de Manuel Ribeiro (Rangel/FedEx).

Além disso, o Conselho dos Notáveis opinou sobre as previsões de crescimento do sector retalhista em Portugal, a suspensão de nove operadores da Grande Distribuição por parte da ASAE, Congresso da FIPA, a recente oferta conjunta da Carlsberg e Heineken para a compra da Scottish&Newcastle, compra da Compal por parte da Sumolis e recentes declarações do presidente da ViniPortugal, Vasco d´Avillez, admitindo que em 2007 não haverá stocks de vinho nas adegas dos produtores de vinhos portugueses.

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *