Distribuição

Sonae Distribuição aumenta vendas em 9%

Por a 7 de Novembro de 2007 as 2:00

sonae2.jpgA Sonae Distribuição concluiu os primeiros nove meses de 2007 com um crescimento de 9% no seu volume de negócios, totalizando 2,394 mil milhões de euros. No comunicado que acompanha a divulgação destes resultados, o grupo liderado por Nuno Jordão, refere que «para esta evolução positiva contribuíram decisivamente o desempenho muito positivo do universo comparável de lojas na generalidade das insígnias, traduzindo num crescimento de 4%», bem como «o crescimento orgânico desenvolvido pela companhia nos últimos 12 meses, concretizado na abertura de 93 lojas num total de 56.000 m2 de área de venda». Nos primeiros nove meses de 2007, o cash-flow operacional consolidado ascendeu a 195 milhões de euros, incorporando um aumento de 36 milhões de euros face ao valor gerado em igual período de 2006, traduzindo um aumento de 23%.

Para o mesmo período, o resultado líquido consolidado da Sonae Distribuição cifrou-se em 100 milhões de euros, reflectindo um crescimento de 10%.

No que diz respeito ao 3.º trimestre, o volume de negócios da empresa registou uma subida de 7% para 899 milhões de euros, registando o cash-flow operacional um crescimento de 11% para 81 milhões de euros. Ainda em relação ao 3.º trimestre do actual exercício, o resultado líquido da Sonae Distribuição aumentou 6 pontos percentuais para 50 milhões de euros.

Quanto ao número de lojas, a Sonae Distribuição aumentou o parque em 60 lojas para 535, registando-se o maior aumento nas unidades de base Não Alimentar (+57 lojas), enquanto no Alimentar, as inaugurações se limitaram a três unidades (dois Modelos e um Outlet, mais duas mudanças de insígnia Continente).

Com a abertura de lojas, também a área de venda aumentou, detendo a Sonae Distribuição (em Setembro de 2007) um total de 574 mil metros quadrados (mais 31 mil que no último dia de 2006), correspondendo a mais 9.000m2 no Alimentar e mais 22.000 no Não Alimentar.

No final do comunicado emitido pela Sonae Distribuição pode ler-se que «atendendo a estas concretizações e as aberturas previstas para este último trimestre do ano, a companhia acredita poder ultrapassar os objectivos anunciados de crescimento orgânico (quer em unidades, quer em m2) para 2007». A empresa estima, assim, crescer «cerca de 12% em termos de área de venda instalada (num total aproximado de 65.000 m2)», prevendo ainda concluir o exercício com «cerca de 25.000 novos m2 na área Alimentar e 40.000 m2 no conjunto de formatos de base Não Alimentar». Desta forma, a Sonae Distribuição terminará o ano com cerca de 608 mil m2 de área de venda, dos quais mais de 77% estarão associados a activos imobiliários próprios, suportando este sub-total mais de 80% das vendas consolidadas da empresa.

Em relação ao processo de aquisição das acções representativas de 99,8648% do capital social da sociedade Carrefour (Portugal) – Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, SA, a Sonae Distribuição «continua a aguardar o parecer da Autoridade da Concorrência mantendo-se confiante na não-oposição à operação».

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