Metro quer aumentar quota das marcas próprias na Índia
O grupo Metro está actualmente a tentar aumentar a quota de mercado das marcas próprias na índia, actuando junto das denominadas lojas “kiranas”, restaurantes e hotéis.
As lojas “kiranas” são lojas sem insígnia que actuam como área de venda de proximidade, espalhadas por toda a Índia e que requerem pouco investimento inicial para abrir. Actualmente, o segmento de marcas próprias existente nos três segmentos cash&carry geram cerca de 10% das vendas totais do retalho indiano. O crescimento pretendido pela Metro inclui a entrada nos produtos diários, incluindo uma marca própria de leite.
Dependendo do feed-back que a Metro receberá do mercado, o grupo alemão pretende também entrar com marcas próprias não-alimentares, tais como “Active” (artigos de desporto), “Authentic (vestuário feminino e masculino) e Lambertazzi (produtos de pele). Martin Dlouhý, managing director da Metro, referiu ao Planet Retail que «as compras efectuadas por parte dos hotéis na Índia é muito reduzida, comparada aos nossos outros centros de distribuição globais. No entanto, existem mais de 12 milhões de lojas “kiranas” em toda a Índia, criando uma boa base de partida para as nossas marcas próprias».