Distribuição

Retalhistas preferem Norte

Por a 29 de Outubro de 2007 as 2:00

retalhoOs retalhistas estão a apostar forte no Norte para expandir a actividade no País. Exemplo disso, é a estratégia do Carrefour Portugal que adquiriu cinco licenças para abrir no Norte, na última actualização da Direcção-Geral das Actividades Económicas, datada de 28 de Agosto, e tornada pública recentemente.

Viana do Castelo vai acolher a próxima maior loja do grupo francês, com 6 mil metros quadrados. Os restantes pedidos de abertura aprovados vão ocupar entre 3,5 e 4,5 mil metros quadrados e localizam-se em Águeda, Ovar, Viseu e Porto, mais precisamente no Central Shopping.

A Sonae Distribuição ofereceu 660 milhões de euros, em Julho último, pela operação do Carrefour em Portugal, negócio que aguarda ainda deliberação da AdC (Autoridade da Concorrência). Em aberto, está ainda a transição destas novas licenças para o portfólio do grupo liderado por Nuno Jordão.

O grupo francês Auchan ganhou seis aprovações, três para a insígnia Jumbo (Braga, Guimarães e Matosinhos) e outras tantas para o Pão de Açúcar (Caldas da Rainha, Olhão e Guarda). As lojas Jumbo vão ocupar entre 10 a 11,5 mil metros. As unidades Pão de Açúcar apostam num formato mais pequeno, entre 1.650 e 1900 metros quadrados.

A Sonae Distribuição, por sua vez, adquiriu um total de 33 licenças para novas aberturas, expansão e redução de área de venda. Na área alimentar, a maior cadeia retalhista portuguesa viu aprovados cinco pedidos de licenciamento. Vai abrir um hipermercado Continente (2,6 mil m2), em Vila Nova de Gaia, e quatro novos Modelos, todos com 1,998 metros quadrados, nos concelhos de Condeixa-a-Nova, Pombal, Sintra e Alcochete. No retalho não alimentar, a Sonae aposta forte na área têxtil. O Governo autorizou a abertura de mais 8 lojas Modalfa. As unidades vão ocupar entre 450 a 499 metros quadrados. A Sportzone adquiriu 7 licenças, cinco aberturas e duas para expandir as lojas de Santarém e Tomar. A loja de roupa para crianças, ZippyStore, conta com mais três lojas, em São João da Madeira, Castelo Branco, e Torres Vedras. Quanto à Worten Mobile, foi aprovada uma nova loja, com 35 metros quadrados, em Braga. Ainda no retalho especializado, à MaxMat foram atribuídas quatro licenças de abertura, entre 1,5 e 2 mil metros quadrados, e à insígnia dedicada ao sector da jardinagem, Max Garden, duas.

No que diz respeito à Jerónimo Martins, as duas principais insígnias alcançaram 16 novas aberturas. O Feira Nova arrecadou cinco novas licenças e a aposta forte é vai para formatos mais pequenos. A maior loja tem 1.999 metros quadrados localizar-se-á em Moscavide, e a mais pequena, com 1.700, em Sebal, concelho de Condeixa-a-Nova. O Pingo Doce viu aprovados 11 estabelecimentos. O espaço mais pequeno tem 940 metros quadrados e vai abrir no Estoril. Os cinco maiores ocupam 1.250 metros quadrados e estão localizados nos concelhos de Setúbal, St.ª Maria da Feira, Santo Tirso, Oeiras e Gondomar.

Até ao fecho da edição online, não foi possível apurar os licenciamentos dos restantes operadores retalhistas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *