Outras Opiniões

A Chave da Expansão

Por a 19 de Outubro de 2007 as 8:00

 nuno martins de freitas

Nos últimos meses, temos assistido a um investimento e crescimento ao nível dos recursos humanos, condições de trabalho, tecnologias e infra-estruturas em empresas de diferentes sectores de actividade. O sector da Distribuição é um dos sectores que, de uma forma inequívoca, se enquadra neste painel, não só motivado pelas fusões e aquisições entre grupos, mas também pela política de expansão que as empresas nacionais e internacionais têm vindo a concretizar.

É frequente assistirmos, através da Imprensa, à comunicação da abertura de novas lojas por todo o território nacional. Este fenómeno tem por detrás equipas de profissionais altamente especializadas, que dedicam a sua actividade à identificação e captação de espaços, tendo em vista o desenvolvimento das insígnias e, concomitantemente, do negócio em geral. Os departamentos de desenvolvimento imobiliário na Distribuição, são habitualmente liderados por um Responsável de Expansão, que tem por missão definir e implantar o programa de desenvolvimento da cadeia, através da obtenção de licenças de utilização para a abertura de novas lojas. As suas principais responsabilidades incidem na identificação de locais, estudos de concorrência, elaboração de relatórios urbanísticos, elaboração dos orçamentos, estudos de viabilidade económica dos projectos, determinação da configuração da loja, negociação com proprietários e acompanhamento das diferentes entidades intervenientes no processo de decisão (Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Serviço Nacional de Bombeiros, Instituto de Estradas de Portugal, Direcção Geral da Concorrência, E.D.P., Serviços de Águas, entre outros). O Responsável de Expansão tem, frequentemente, formação superior em Gestão, Economia ou Direito, possui uma experiência consolidada em Direcção de Loja ou no sector Imobiliário da empresa.

Sendo uma posição com pouca visibilidade ou exposição no dia-a-dia do negócio, quando comparada com as funções de direcção comercial e/ou operações, trata-se de um perfil complexo, na grande maioria dos casos bem remunerado e bastante procurado pelos clientes da divisão de Retail da Michael Page.

Nuno Martins de Freitas

Executive Manager Michael Page Executive

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