Distribuição

Hoje no Jornal Hipersuper – “Hipers vencem guerra de preços”

Por a 14 de Setembro de 2007 as 2:00

hipersuper196.jpgHoje é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos a análise efectuada pela DecoProtest relativamente aos preços praticados na Distribuição Moderna em Portugal. Se na edição de 2006, a poupança podia atingir os 1.000 euros, em 2007 o carrinho de compras poderá 700 euros mais barato. Entre as insígnias, o Feira Nova aparece como a cadeia mais barata.

Na secção “Distribuição”, destaque ainda para uma análise referente ao futuro da insígnia da Sonae Distribuição – Continente – após a concretização da compra dos hipermercados Carrefour. De acordo com o Worldpanel da TNS eurotest, a Sonae distancia-se ainda mais dos seus concorrentes e aumenta a sua taxa de penetração para 76,1% e consumidores para 2,9 milhões.

No “Alimentar”, analisamos o mercado do leite. A conclusão é simples: Portugal produziu menos leite na última campanha e as leiteiras internacionais também. Mas a procura aumentou nas economias emergentes e o preço disparou à escala global. A crise no sector do leite derramou por completo e não tem fim à vista.

Ainda no “Alimentar”, William Salvador, sócio-gerente da Taviusa, revela que a empresa quer mostrar as vantagens do sal tradicional do Algarve. Com uma cobertura superior a 80% do mercado britânico, a Taviusa quer agora servir o mercado nacional.

No “Não Alimentar”, além da Distribuição Moderna vender pouca maquilhagem, a TNS eurotest analisa o mercado dos produtos para o cuidado do cabelo, salientando a tendência geral da população portuguesa para os cuidados capilares.

Nos “Vinhos”, as previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) revelam que Portugal poderá produzir menos 20 a 25% de vinho, ou seja, menos 1,7 milhões de hectolitros.

Nos “Veículos”, testámos a Mitsubishi L200 Strakar e comprovamos o espírito pick-up de um modelo japonês cada vez mais europeu.

Em “Tec&Log”, damos a conhecer algumas das potencialidades da solução wireless Sicore. As possibilidades são muitas, entre as quais, controlar a temperatura de áreas climatizadas no ponto venda ou das várias fases do processo de produção; receber um alarme no telemóvel quando há cortes de energia.

Isto além das diversas opiniões: “O processamento térmico nos alimentos” de Joaquim Dias e “Outras realidades de Propriedade Industrial” de João Paulo Mioludo.

Além disso, o Conselho dos Notáveis opinou sobre se a Sonae Distribuição terá ido sozinha a jogo na compra do Carrefour? A maioria dos “Notáveis” é dessa opinião. Além disso, são analisadas questões como o interesse no negócio do gás natural, venda de MNSRM online, os produtos “made in China”, saída da Pernod Ricard da ANEBE e, finalmente, as consequências da previsão de quebra para a campanha vitivinícola 2007/2008.

Boas leituras!

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