Vendas AmBev em alta
A AmBev – Companhia de Bebidas das Américas alcançou um EBITDA de 1,848 mil milhões de reais (aproximadamente 680 milhões de euros) no 2.º trimestre de 2007, resultado 16,5% superior […]

Victor Jorge
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A AmBev – Companhia de Bebidas das Américas alcançou um EBITDA de 1,848 mil milhões de reais (aproximadamente 680 milhões de euros) no 2.º trimestre de 2007, resultado 16,5% superior ao registado durante o mesmo período do ano passado.
O resultado deste trimestre «é especialmente significativo para a AmBev, já que o 2.º trimestre de 2006 foi positivamente influenciado pela Copa do Mundo, o que o torna uma forte base de comparação» refere a empresa em comunicado. As operações no Brasil contribuíram com 66% do EBITDA, enquanto a América Latina Hispânica (HILA) contribuiu com 9,6%, e as operações da América do Norte, com 24,4%.
O lucro líquido da companhia foi de 448,7 milhões de reais (165 milhões de euros), ante 483,3 milhões (177,5 milhões de euros) registados entre Abril e Junho de 2006.
No 2.º trimestre deste ano, as vendas chegaram a 31,2 milhões de hectolitros, volume 4,9% superior ao registado em 2006. No mercado brasileiro de cervejas, o volume de vendas aumentou 4,6%, incluído o resultado de Cintra, fruto da transacção concluída em Abril deste ano. Organicamente, ou seja, excluindo Cintra, o volume vendido cresceu 3,2%.
As vendas do segmento de RefrigeNanc – que inclui refrigerantes, não-alcoólicos e não-carbonatados – aumentaram 10,4%, alcançando 5,4 milhões de hectolitros. A receita líquida por hectolitro de RefrigeNanc aumentou 8%, «reflectindo principalmente a mudança no mix de produtos vendidos, ainda com destaque para o bom desempenho da H2OH!», diz a empresa.
Nos países que compõem a HILA (República Dominicana, Guatemala, Equador, Peru, Venezuela, Nicarágua e El Salvador), o EBITDA foi negativo em 10,7 milhões de reais, uma melhora significativa em relação aos 27,1 milhões negativos registados em 2006.
Graham Staley, director Financeiro e de RI da AmBev, referiu: «Mais uma vez tivemos um trimestre de sólidos resultados, com melhoria contínua nas nossas unidades de negócios e forte geração de caixa. Os bons resultados em todas as nossas operações mostram o acerto da estratégia adoptada pela AmBev, com foco em eficiência e crescimento sustentável da companhia».