Outras Opiniões

O poder das fibras!

Por a 27 de Julho de 2007 as 9:00

 raquel abrantes

As fibras alimentares ocupam, cada vez mais, uma posição de destaque no âmbito da alimentação saudável. Diversos estudos científicos têm demonstrado uma relação directa entre o seu consumo em quantidades adequadas e a prevenção de certas patologias.

Na população portuguesa, à semelhança do que se passa em muitos outros países desenvolvidos, verifica-se um consumo diário de fibras inferior à quantidade recomendada (25 a 30g). Este facto, a longo prazo, pode contribuir para o aumento de casos de doenças crónicas do intestino, como obstipação, diverticulose ou patologias oncológicas intestinais, entre outras.

Actualmente, são muitos os produtos alimentares que possuem na rotulagem referências ao seu conteúdo em fibras. Desde o segmento dos iogurtes, ao dos cereais de pequeno-almoço, passando pelo das bolachas e até mesmo o das águas, todos comunicam alegações nutricionais ou de saúde, promovendo os benefícios de um consumo adequado de fibras e o contributo dos seus produtos relativamente a este nutriente.

Mas o que são afinal as fibras alimentares? Qual a sua importância? Serão os produtos com fibras todos iguais? O que os distingue? Como é que as fibras podem contribuir para a perda de peso?

As fibras alimentares são os principais componentes das paredes celulares dos alimentos vegetais. São hidratos de carbono que resistem à digestão e à absorção do aparelho digestivo humano, sendo algumas posteriormente fermentadas ao nível do intestino pelas bactérias aí existentes.

As fibras alimentares, podem classificar-se em fibras solúveis e fibras não solúveis. Ambas proporcionam diversos benefícios para a saúde, no entanto, a sua forma de actuação é diferente:

As fibras solúveis ligam-se à água e formam soluções viscosas, que constituem uma matriz onde gorduras e açúcares ficam retidos, pelo que a absorção dos mesmos é retardada. Assim, ajudam a regular os níveis de açúcar e de colesterol no sangue e proporcionam uma sensação de saciedade. Estão presentes, naturalmente, nas frutas, verduras, aveia, cevada e leguminosas (feijão, grão, favas e ervilhas).

As fibras insolúveis não se dissolvem em líquidos e por isso a sua função principal é aumentar o volume da massa fecal e diminuir o tempo do trânsito dos alimentos e das fezes através do tracto gastrointestinal. Regulam a função intestinal, prevenindo a obstipação e reduzindo os riscos de desenvolvimento do cancro do cólon. Estão presentes, naturalmente, no farelo de trigo, centeio e arroz, na aveia, nos cereais integrais e também nas leguminosas.

Nos pontos de venda encontramos facilmente diversos produtos que contêm ou que são ricos em fibras alimentares. No entanto, estes apresentam diferenças significativas entre eles, nomeadamente na origem das fibras (naturalmente presentes nos ingredientes ou adicionadas como ingrediente), no tipo de fibras (solúveis ou insolúveis) e na quantidade de fibras presente.

Nos cereais de pequeno-almoço e nas bolachas são os próprios grãos dos cereais que de forma natural são ricos em fibras (principalmente insolúveis). Por sua vez, nos iogurtes e nas águas, as fibras (solúveis) constituem um dos ingredientes adicionados no processo de fabrico, pelo que estes produtos apresentam uma funcionalidade diferente da restante categoria.

A quantidade de fibras presente nos produtos alimentares varia muito consoante a categoria, o segmento, a marca e a porção de produto consumida.

Por exemplo, no segmento fibra, poderemos encontrar cereais de pequeno-almoço com um conteúdo em fibras que varia entre 6 e 32g/ 100g de produto, iogurtes com 1 a 7 g de fibras/100g de produto e ainda as águas com uma quantidade de fibras de 0,9 g por 100 ml.

Importa realçar que o consumo de produtos ricos em fibras, por si só, não faz perder peso! Aliás, não há nenhum alimento que o faça! É necessário integra-las numa alimentação saudável e equilibrada. As fibras contribuem para uma maior sensação de saciedade, e por conseguinte, reduzem o apetite, ajudando a controlar melhor o peso. No entanto, os benefícios do consumo de fibras vão muito para além do controlo do apetite, tal como já referido anteriormente.

Assim, podemos considerar que as fibras alimentares revelam-se actualmente não só um nutriente presente naturalmente nos alimentos e produtos alimentares, com benefícios nutricionais e de saúde há muito comprovados, como também um ingrediente capaz de revolucionar o desenvolvimento de produtos inovadores.

Raquel Torres Abrantes (Nutricionista Kellogg's)

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *