Depilação marcada pela sazonalidade
Chegado o Verão, a “corrida” aos depilatórios faz-se notar nas principais marcas, revelando Francisco Teixeira, Category Manager da Veet, que «o mercado de depilação em Portugal é fortemente sazonal, com […]

Victor Jorge
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Chegado o Verão, a “corrida” aos depilatórios faz-se notar nas principais marcas, revelando Francisco Teixeira, Category Manager da Veet, que «o mercado de depilação em Portugal é fortemente sazonal, com picos nos meses de Verão». Esta conclusão é corroborada por Pedro Domingos, Country Sales Manager da BIC Portugal, salientando que no mercado das lâminas, «os meses de Maio a Agosto representam aproximadamente 50% das vendas totais do ano». Apesar disso, o responsável da BIC refere, no entanto, que «esta sazonalidade se tem vindo a diluir nos últimos ano, demonstrando assim uma maior utilização como método frequente de depilação».
Mercado em Crescimento
Ambos os responsáveis salientam os bons resultados registados pelo mercado de depilatórios. De acordo com Francisco Teixeira, «o consumo cresceu cerca 14% em valor para cerca 16 milhões de euros», salientando a boa performance da Veet que «cresceu a 2 dígitos». Numa categoria onde se observam crescimentos de forma consistente desde Novembro/Dezembro de 2005, «há ainda espaço para fazer crescer o mercado», salienta Francisco Teixeira. «Os últimos anos têm provado que a categoria de depilatórios é dinamizada por três vectores: o investimento de comunicação das marcas que operam no mercado, a educação do consumidor de depilatórios e a introdução de inovações de produto que fazem crescer toda a categoria».
Do lado da BIC Portugal, Pedro Domingos revela que «no ano de 2006, o mercado de Lâminas Descartáveis Femininas vendeu um total de 1.434.750 de euros, correspondendo a 2.851.057 unidades. No mercado total de Lâminas Descartáveis (Femininas + Masculinas), o segmento das Femininas vale 7% em valor e 6% em volume ao ano». O Country Sales Manager da BIC Portugal refere que o segmento das lâminas descartáveis «é sem dúvida um dos segmentos com maior potencial de crescimento que será sustentado por três vias: através da captação de novas consumidoras (consumo e utilização assente na conveniência e sentido prático que está associado ao estilo e ritmo de vida dos nossos tempos); através do recrutamento de consumidoras que já utilizam as descartáveis mas masculinas e que ao passarem para as femininas irão necessariamente acrescentar valor à categoria, já que a sua escolha passará a recair em produtos adequados/vocacionados às especificidades do segmento feminino e por isso mesmo de maior valor; e por último, através do movimento Trade-Up ou Up-Selling resultado do movimento ascendente dentro da sub-categoria (produto básico para produto premium)».
Retalho líder
Destacado pelos dois responsáveis foi a importância da Distribuição Moderna na comercialização dos produtos depilatórios. Se para Pedro Domingos a Distribuição Moderna «tem um peso de aproximadamente 70%», já Francisco Teixeira refere que o mesmo canal «tem reforçado o seu peso no total da categoria, representando cerca de 90% do total do mercado de depilação em Portugal (aproximadamente 40% do valor concentrado em hipers e 60% em supers), ficando os restantes 10% do mercado equitativamente distribuído pelo canal tradicional e canal farmácia».
Inovação é, no entanto, um dos factores mais importantes para a manutenção do crescimento do respectivo mercado. «Assegurar a saúde da marca num mercado de depilatórios passa pela introdução de inovações, tanto ao nível da eficácia através da constante melhoria de formulação de produtos como da conveniência de uso através de novos formatos e melhorias de design dos mesmos», salienta Francisco Teixeira, concluindo que «a Veet assume a sua posição de líder de mercado também ao nível da inovação tendo sido a marca pioneira no lançamento por exemplo do primeiro boião de cera, a primeira cera roll on aquecível, o primeiro produto especificamente desenvolvido para a linha do bikini, a primeira gama de depilatórios masculina, as primeiras bandas de cera para peles secas e sensíveis ou o primeiro creme depilatório desenvolvido para uso durante o duche».
Do lado da BIC Portugal, Pedro Domingos assegura que «no que respeita a lâminas descartáveis para depilação feminina, a BIC irá continuar a apostar na inovação, melhoria contínua da sua oferta e adaptação às necessidades e especificidades da mulher moderna e activa». Para tal, em 2007, «a BIC irá complementar a sua oferta através do lançamento de um Gel preparatório para depilação com lâmina que enriquecido com Vitamina E e Aloe Vera», assegurando o responsável da empresa que «em termos de oferta, a BIC tem apostado num mix de diferentes produtos, impactantes e inovadores quebrando os códigos das cores, máquinas perfumadas e translúcidas, inclusão de substâncias hidratantes e evolução tecnológica das lâminas que garantem uma maior eficácia e eliminação de cortes e irritações».