Distribuição

JM com Internet sem barreiras

Por a 9 de Julho de 2007 as 2:00

logo-jm.jpgConsciente da importância de derrubar as barreiras que limitam ainda o acesso à Internet por parte de pessoas com necessidades especiais, a Jerónimo Martins (JM) acaba de criar uma nova acessibilidade que permite a pessoas com visão diminuída aceder à informação patente no site do grupo.

Quem entrar a partir de agora em www.jeronimomartins.pt vai encontrar a imagem de uns auscultadores no canto superior direito da página, símbolo que, quando seleccionado, dá início à leitura do respectivo conteúdo. O mesmo acontece seleccionando os comandos “Alt+L seguido de Enter”. A leitura é efectuada em tempo real e está em português e inglês.

«O acesso à Internet é uma facilidade que usamos a toda a hora e raramente nos lembramos que existem pessoas com necessidades especiais para quem a Internet não passa de um conceito teórico. Foi a pensar nestas pessoas que desenvolvemos esta funcionalidade», refere Ana Vidal, directora de Comunicação do grupo Jerónimo Martins.

Apesar desta leitura ser feita através de uma voz gerada por computador – suportada pela tecnologia ReadSpeaker que efectua a síntese vocal dos conteúdos de páginas Web – o timbre e o ritmo permitem a melhor qualidade de dicção, tornando esta nova funcionalidade igualmente útil para os idosos que ainda têm dificuldade de adaptação às novas tecnologias.

«Estamos conscientes de que , enquanto empresa, temos a responsabilidade de compreender e respeitar as necessidades de todos aqueles com quem nos relacionamos e queremos que este princípio se traduza em iniciativas práticas como esta», conclui Ana Vidal.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *