Distribuição

“Aprender e evoluir” na JM

Por a 6 de Julho de 2007 as 2:00

jm.jpgO grupo Jerónimo Martins celebrou ontem, dia 4 de Julho, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), um protocolo de cooperação que visa formar e certificar 11.500 colaboradores, com a atribuição dos respectivos diplomas de habilitações escolares, sendo 5.100 relativos ao 9.º ano e cerca de 6.400 relativos ao 12.º ano.

O projecto de Jerónimo Martins, intitulado internamente “Aprender e Evoluir”, decorre no âmbito do Programa Nacional “Novas Oportunidades”, desenvolvido pelo Ministério da Educação para combater os baixos níveis de qualificação profissional e melhorar a competitividade do País.

Sendo o Grupo Jerónimo Martins um dos maiores empregadores em Portugal, pretende, com esta iniciativa, contribuir activamente para a Formação e o Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos seus Colaboradores, disponibilizando as instalações, as ferramentas e o tempo necessário para que todos possam terminar a escolaridade obrigatória (9.ºano) ou mesmo dar-lhe continuidade e concluir o 12.º ano.

Com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Agência Nacional para a Qualificação, a Direcção de Recursos Humanos e a Escola de Formação Jerónimo Martins pretendem dar início a este projecto, já no próximo mês de Setembro, contribuindo para o desenvolvimento de competências e para a flexibilização das carreiras dos seus colaboradores.

Todos os colaboradores do Grupo Jerónimo Martins adquiriram, ao longo dos anos, competências pessoais, sociais e profissionais relevantes que serão consideradas neste processo de atribuição de equivalências, o qual compreende três fases distintas: o Reconhecimento, a Validação e a Certificação de Competências (RVCC).

Durante a fase inicial do processo, realiza-se um balanço de competências, através de um dossier pessoal e profissional, elaborado para ajudar o colaborador a identificar as suas aptidões e que servirá igualmente para que as suas competências sejam avaliadas e validadas. Caso se conclua necessário, o colaborador será orientado para Formações Complementares.

Numa última fase, reúne-se o júri de validação e ou certificação, que é constituído pelos formadores, pelo profissional de RVCC e por um avaliador externo. Após a decisão do júri, serão atribuídos os certificados que dão equivalência ao 9.º e 12.º anos, respectivamente.

Refira-se que além do projecto “Aprender e Evoluir”, a Jerónimo Martins tem vindo a apostar na realização de acções de formação, de carácter interno e externo, que têm como objectivo o desenvolvimento de boas práticas tanto em termos operacionais como ao nível de competências de gestão, com o intuito de garantir a adequação dos recursos humanos às exigências do negócio.

«Investimos nos nossos colaboradores desde o primeiro momento e consideramos a formação como um recurso imprescindível para o seu crescimento pessoal e profissional. A qualidade e o profissionalismo dos nossos colaboradores constitui uma mais valia decisiva para assegurarmos a competitividade, num mercado cada vez mais concorrencial», conclui Pedro Soares dos Santos, administrador do grupo Jerónimo Martins.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *