Feiras

2.º SITIC

Por a 22 de Junho de 2007 as 2:00

sitic.jpgO Salão Internacional das Tecnologias da Informação e da Comunicação realiza a sua segunda edição de 20 a 23 de Setembro na FIL. A mostra vai seguir os mesmos moldes da primeira edição, separando claramente duas vertentes, uma profissional e outra para um público em geral, havendo áreas e actividades distintas para os dois públicos a que se dirige.

Este ano a Comissão Organizadora é liderada por Adelino dos Santos, presidente da COLT e conta com Francisco Maria Balsemão, vice-presidente da AIP, como Chairman. O objectivo desta edição é atrair cerca de 30.000 visitantes, mais 5.000 que no ano anterior.

Este ano o Salão vai ter três áreas temáticas em destaque: Hi-Tech, Software Livre e E-Business, nas quais a aposta é a apresentação de novidades. Durante o Salão serão atribuídos os TIC Awards , no intuito de premiar as empresas, pessoas e produtos que mais se destacam em Portugal no âmbito das TIC.

Para apoiar a internacionalização das empresas portuguesas do sector das TIC, a AIP volta a criar com o apoio do Prime, o projecto “Selecção dos Melhores Produtos Portugueses”, que irá avaliar e seleccionar entre os expositores do SITIC 2007, as empresas com produtos de maior potencial de internacionalização. A feira pretende também atingir a internacionalização, e para isso irá apresentar-se em certames no mercado espanhol e brasileiro e também nos PALOP'S.

O balanço da primeira edição, realizado pela organização do SITIC, concluiu que 66% das empresas que participaram consideraram que foi um evento que contribuiu para perspectivar novos negócios, 55% considera ter atingido os objectivos com que tinha determinado para a sua participação, ainda que 12% tenha sentido não valer a pena ter estado presente. No que diz respeito a visitantes o resultado foi muito positivo, com 97% dos inquiridos a manifestar interesse por visitar as próximas edições.

A organização considera que não tem sido fácil contar com a participação das empresas líderes de mercado, no entanto dá duas possíveis justificações para essa dificuldade: ou o nosso mercado não está ainda suficientemente amadurecido e competitivo, ou a Feira precisa ainda de mais edições para se afirmar como uma mais valia para estas empresas.

Segundo Vanda de Jesus, directora de Feiras da FIL, «o SITIC continuará a ser organizado para e pelo mercado. As principais linhas estratégicas da feira foram definidas pela Comissão Organizadora, composta novamente por personalidades de relevo do sector, com um conhecimento único do mercado e dos seus intervenientes».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *