Distribuição

El Corte Inglés e Eroski entre as mais internacionalizáveis

Por a 4 de Junho de 2007 as 2:00

Lucros do El Corte Inglés crescem 6,82%De acordo com Jean Marie Benaroya, vice-presidente para o Grande Consumo e Retalho da Capgemini, as empresas espanholas de distribuição mostram pouco interesse para internacionalizar-se, apesar de existirem grupos com possibilidades para o fazerem. Os grupos com maior potencial de internacionalizar o seu negócio são, de acordo com este responsável, o El Corte Inglés e Eroski. Mercadona é outro dos grupos que demonstra algum potencial para a expansão internacional, sobretudo pela capacidade financeira demonstrada pelo grupo, apesar de Benaroya salientar que «não possui vocação e pouca preparação».

Os grandes grupos pertencentes ao retalho alimentar que operam com propostas multiformato são os que apresentam maiores possibilidades de colocar em andamento os procedimentos necessários para a internacionalização, segundo é apontando no estudo realizado pela Capgemini.

Jean Marie Benaroya salientou que as características dos formatos supermercados «não se valorizam de forma tão visível no cenário internacional, ao contrário do que acontece com os formatos hipermercado e hard discount».

O estudo conclui que os mercados com mais futuro para as exportações do retalho alimentar espanhol são a China e Índia, apesar das dificuldades que poderão vir a ser encontradas devido à distância e diferença cultural.

Um dos melhores exemplos de internacionalização apontados pelo estudo da Capgemini é a cadeia de desconto Dia, filial do grupo francês Carrefour. A cadeia está actualmente presente em sete países (França, Portugal, Turquia, Grécia, Brasil, Argentina e China).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *