Sonae Sierra Brasil adquire 73% do Shopping Metrópole
A Sonae Sierra Brasil passou a deter 83% de participação naquele que é o mais antigo activo da Sonae no Brasil, o shopping Metrópole. Com este negócio a Sonae Sierra […]
Joana Fialho
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A Sonae Sierra Brasil passou a deter 83% de participação naquele que é o mais antigo activo da Sonae no Brasil, o shopping Metrópole. Com este negócio a Sonae Sierra passa a controlar a maioria dos nove shoppings que detém no Brasil. É accionista maioritária de cinco centros comerciais (Parque D. Pedro, Boavista, Franca, Penha e Metrópole), dos outros quatro detém entre 10,4 e 25%, mas, sendo centros cujo capital se encontra muito pulverizado consegue ter uma posição muito importante na sua gestão, conforme declara o director de Comunicação da Sonae Sierra, Tiago Vidal, ao Jornal de Negócios.
Desde o passado Outubro que a DDR passou a deter 50% da Sonae Sierra Brasil, o acordo formalizado entre as duas empresas é de cerca de 120 milhões de euros. O contracto implica também um investimento conjunto de 230 milhões de euros nos próximos três anos seja em aquisições ou em projectos de raiz em território brasileiro. O primeiro destes investimentos será a construção de um shopping em Manaus rondando um valor de 58 milhões de euros.
O objectivo do Grupo Sonae Sierra Brasil é duplicar os seus activos líquidos para se tornar um dos dois principais operadores do sector brasileiro de centros comerciais.
Em 2006 o resultado consolidado da Sonae Sierra foi de 160, 3 milhões de euros, dos quais 20,5 milhões de euros foram provenientes das operações no Brasil. Em 2006 os proveitos directos da Sonae Sierra chegaram aos 242 milhões de euros.