Distribuição

Mudanças no Top do retalho mundial

Por a 14 de Maio de 2007 as 2:00

retalho_mundial.jpgDe acordo com os últimos dados fornecidos pelo Planet Retail, o ranking mundial do retalho sofreu alterações. Na recente publicação do “Top 30 Grocery Retailers Worldwide, 2006”, os holandeses da Ahold, que até esta data ocupava a 5.ª posição, trocaram de posições com a cadeia de hipermercados e lojas de conveniência Seven & I, que ocupava o 6.º lugar.

Fazendo um pouco de futurologia, o Planet Retail prevê que, em 2012, os britânicos da Tesco deverão ultrapassar os alemães da Metro, entrando assim no Top 3, enquanto o grupo de discount alemão Schwarz deverá entrar no Top 10.

De referir que o Top do retalho mundial é liderado pela Wal-Mart, apresentando vendas superiores a 344 mil milhões de dólares, com uma quota de mercado mundial de 6,3%.

Nas posições seguintes, aparecem os franceses do Carrefour, com vendas superiores a 97 mil milhões de dólares e com uma quota de mercado de 2%, ficando o 3.º lugar reservado ao grupo Metro, com vendas de 75,1 mil milhões de dólares e uma quota de mercado de 1,5%.

As previsões do Planet Retail para 2012 apontam para que os norte-americanos da Wal-Mart continuem a liderar o ranking, registando vendas de 591,3 mil milhões de dólares e uma quota de mercado de 6,6%. Os franceses do Carrefour deverão reforçar a 2.ª posição, ultrapassando as vendas do grupo os 194 mil milhões de dólares e uma quota de 2,2%, aparecendo a Tesco (em troca com a Metro) em 3.º lugar com vendas a rondar os 186 mil milhões de dólares e uma quota de mercado de 2%.

O grupo alemão Schwarz deverá, como já referido, aparecer entre o Top 10, com vendas perto dos 95 mil milhões de dólares e uma quota de mercado superior a 1%.

A expansão para os mercados emergentes é apresentada como principal razão para estas alterações no Top do retalho mundial, referindo os analistas do Planet Retail que países das regiões da Europa Central e de Leste, Ásia e América Latina se perfilam como os mais prováveis destinos dos investimentos dos maiores grupos de retalho do mundo. Natalie Berg, analista de retalho do Planet Retail, refere que «grupos como Wal-Mart, Carrefour, Metro, Tesco e Seven & I estão todos virados para uma expansão global. Do México à Malásia, os 5 maiores players estão presentes em mais de 67 países. Enquanto até há bem pouco tempo a internacionalização sempre foi considerada uma prioridade para estes grupos, a liberalização de mercados lucrativos como a China e Índia são vistos como a grande oportunidade de negócio».

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *