Distribuição

Metro com vendas de 60 mil milhões

Por a 20 de Abril de 2007 as 10:00

 metro

O grupo Metro divulgou as contas relativamente ao ano de 2006, apresentando um volume de vendas de 59,9 mil milhões de euros (um crescimento de 7,5%), mais 3,1 mil milhões do que no exercício passado e mais 6,4 mil milhões do que em 2004.

Na apresentação, Hans-Joachim Körber, presidente e CEO do grupo, referiu que «o ano de 2006 marcou dois pontos altos da Metro: o 10 aniversário e 10 anos de sucesso. Quando iniciamos este negócios, focamo-nos exclusivamente no mercado alemão. Podemos agora dizer que o mercado europeu é, neste momento, o nosso mercado doméstico». De entre as insígnias do grupo Metro, destaque para as vendas conseguidas pela Metro Cash&Carry, com 29,9 mil milhões de euros, mais 1,9 mil milhões do que em 2005. Em 2.º lugar nas vendas do grupo alemão, aparece a Media Markt e Saturn com 15,1 mil milhões de euros, mais 1,8 mil milhões do no exercício passado, seguida da Real com vendas superiores a 10 mil milhões de euros (+500 milhões que em 2005) e a Galeria Kaufhof com 3,6 mil milhões. Körber destacou: «Durante 2006 o grupo Metro inaugurou 227 lojas», salientando os negócios na Rússia e Suécia. «No final de 2006, estamos presentes em mais de 30 países e 2.378 lojas. O enfoque para o crescimento do nosso negócio está centrado nas regiões emergentes, como Europa de Leste e Ásia», referiu o CEO da Metro.

De referir que as vendas da operação internacional da Metro subiram 12,4% para 33,5 mil milhões de euros, ficando a Alemanha com 26,4 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 1,8%.

Em termos de número de lojas, do total de 2.378, a Alemanha detém 1.529, aparecendo Portugal com 14 unidades. Para além do país de origem, Itália é o país com mais lojas do grupo Metro (123), seguida da França (110) e Espanha (73). Na Europa de Leste, é a Polónia (107) o grande centro de lojas do grupo alemão, a grande distância da Rússia (40) e Roménia (31). Fora do continente europeu, a China revela-se como o país com maior número de unidades, com 33 lojas, aparecendo ainda a Índia (3), Japão (3) e Vietname (7) na listagem de países com lojas do grupo Metro.

Em Portugal, a Makro Cash & Carry, designação da Metro Cash & Carry em Portugal, obteve vendas em 2006 acima de 513 milhões de euros, durante um período de renovação e remodelação das suas lojas, seguindo os novos e mais modernos conceitos de cash & carry do grupo.

Para 2007 e 2008, os responsáveis do grupo Metro esperam um crescimento das vendas, alicerçadas «em fortes estratégias de expansão», avançando com uma subida das vendas entre 8 e 9%, incluindo já as operações adquiridas à Wal-Mart na Alemanha e Géant na Polónia.

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