Distribuição

Makro contribui com 513 milhões para resultados da Metro

Por a 4 de Abril de 2007 as 18:17

Makro

Com novo recorde de vendas e lucros em 2006, o Metro Cash & Carry confirmou a sua posição ao contribuir para o crescimento do grupo Metro. Os resultados das vendas dos alemães subiram 6,5%, até 29,9 mil milhões de euros, enquanto que o EBIT (lucro líquido operacional) ascendeu a 9,7% até 1,1 mil milhões de euros.

«Conseguimos fortalecer a nossa posição internacional», afirma Thomas M. Hübner, CEO da Metro Cash & Carry Internacional. «Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento do nosso negócio. Os resultados que alcançámos no ano passado deixam-nos convictos que estamos no rumo certo e vamos continuar com a estratégia de crescimento sustentado e expansão internacional».

A Makro Cash & Carry, designação da Metro Cash & Carry em Portugal, obteve vendas em 2006 acima de 513 milhões de euros, durante um período de renovação e remodelação das suas lojas, seguindo os novos e mais modernos conceitos de cash & carry do grupo. Philipp Dautzenberg, administrador da Makro Cash & Carry Portugal refere: «Dispomos hoje de lojas adequadas a oferecer as melhores soluções profissionais adaptadas às necessidades profissionais dos nossos clientes. Com uma oferta clara na qualidade, na cadeia de frio e na oferta de soluções globais integradas de produtos alimentares e não alimentares, a Makro Portugal encontra-se preparada para os novos desafios do grupo e do mercado: assegurar o crescimento e a expansão do negócio em Portugal».

Fora do mercado alemão, a Metro Cash & Carry alcançou um crescimento nas vendas de 8,4% (24,2 mil milhões de euros). O operador internacional de cash & carry obteve um incremento nas vendas, no Leste Europeu (+15%) e na Ásia/África (+21,5%). No final do ano passado, o Metro Cash & Carry tinha representações em 28 países, com 584 lojas. No total, foram abertas 41 novas lojas – 24 das quais, apenas na Europa de Leste. O Metro Cash & Carry prevê a abertura de um número igual de lojas, durante este ano.

A expansão internacional em 2006 focou-se novamente no crescimento do mercado da Europa de Leste, incluindo a Rússia e a Ásia. Só na Rússia, o exercício do mercado grossista estabeleceu números recorde, com crescimento nas vendas na ordem dos 40%, enquanto que as vendas na China cresceram 26%. «Continuamos a identificar um enorme potencial de crescimento, principalmente nas economias em rápido desenvolvimento, na Europa de Leste e na Ásia», afirma Thomas Hübner. «Assim, temos já planeada uma expansão consistente da rede de lojas, para essas regiões».