Distribuição

Leque de MNSRM aumenta na distribuição

Por a 3 de Abril de 2007 as 18:34

mnsrm

Depois da autorização para a venda de MNSRM (Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica) na Distribuição Moderna, chega agora a vez dos MSRM (Medicamentos Sujeitos a Receita Médica) serem vendidos nos hipermercados. A novidade foi dada pelo próprio ministro da Saúde, António Correia de Campos, na estreia do programa da RTPN “Mais Saúde”.

No entanto, o Estado não irá comparticipar os medicamentos sujeitos a receita médica nas grandes superfícies, revelando o ministro no programa que: «Se quer a comparticipação, vai à farmácia, se quer proximidade, vai à loja».

Assim, caberá ao consumidor/doente optar pelo local de compra do medicamento, sabendo, à partida, que se escolher adquirir o medicamento sujeito a receita médica num hipermercado, pagará a totalidade do preço, abdicando assim da comparticipação do Estado.

No programa da RTPN Correia de Campos revelou ainda que a lista de MNSRM vai ser revista e alargada.

De referir que as grandes superfícies vão poder entrar “em jogo” num mercado muito apetecido e avaliado em cerca de 3 mil milhões de euros anualmente, deixando de ficar limitados à parcela de aproximadamente 8% dos MNSRM.

De acordo com o Infarmed, a Modelo Continente detém, actualmente, mais de 47% do mercado de MNSRM, aparecendo o segundo do ranking somente com 8% de quota. Ainda segundo o Instituto Nacional da farmácia e do Medicamento, existiam, em Janiro de 2007, 381 locais a vender MSNRM.