Distribuição

Um novo Carrefour

Por a 2 de Abril de 2007 as 17:11

carrefour noite

Discursando no World Retail Congress, realizado em Barcelona, José Luis Duran, CEO do Carrefour, revelou que «está a ser criado um novo Carrefour», admitindo estar confiante no crescimento do grupo. Durante o evento, Duran admitiu, também, que o Carrefour está aberto à venda de algum do seu portfólio imobiliário, caso isto não prejudique o core business do retalhista. «Se conseguirmos criar valor accionista, sim. A questão está em criar, sem prejudicar o nosso core business? Como poderemos fazê-lo, sem colocar em causa o aspecto operacional do negócio?», referiu Duran.

O responsável pelo grupo gaulês salientou ainda que «crescer nos mercados emergentes, representa sempre um risco», numa altura que se sabe da vontade do grupo fazer aumentar a sua presença em mercados como o Brasil, China e Rússia. Ainda recentemente, o Carrefour adquiriu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil, de para expansão da sua rede de lojas.

Duran referiu, contudo, que a prioridade do Carrefour vai para o crescimento orgânico no mercado chinês, onde espera abrir 20 hipermercados por ano, admitindo que o grupo poderá considerar efectuar algumas aquisições no país.

No caso da Índia, o CEO do Carrefour referiu que não existe ainda qualquer negócio e que poderá demorar algum tempo até se chegar a um eventual acordo, salientando ainda que não sabia a data das primeiras aberturas na Índia, admitindo, contudo, que eventuais parcerias facilitariam a entrada no mercado. «Estamos a analisar uma reduzida lista de potenciais parceiros e esperamos poder tomar uma decisão nos próximos meses. Mesmo com o actual quadro legal, é possível encontrar soluções com eventuais acordos de franchising».