Distribuição

Vendas Modelo Continente crescem 13%

Por a 30 de Março de 2007 as 19:04

 Modelo Continente

Um aumento de 13% no volume de negócios, totalizando 3,091 mil milhões de euros, marcam os resultados da Modelo Continente no ano 2006. Em termos de novas lojas, a aposta foi claramente para o retalho não alimentar, inaugurando mais 65 lojas do que o alimentarO volume de negócios consolidado da Modelo Continente para 2006, totalizou 3.091 milhões de euros. Este valor representou um crescimento de 13% face ao ano precedente , admitindo os responsáveis do grupo, em comunicado, que para obtenção dos resultados contribuíram «o desempenho positivo do universo comparável de lojas na generalidade das insígnias; o aumento do número de lojas, concretizando a abertura de 45 mil m2 de área de venda, com forte representatividade da insígnia Modelo; e a aquisição do controlo da Agência de Viagens Star». O cash-flow operacional consolidado ascendeu a 254 milhões de euros, incorporando este montante um aumento de 19 milhões de euros face ao valor gerado em igual período de 2005 no mercado português, o que traduz um crescimento de 8%.

Para o mesmo período, o resultado líquido consolidado totalizou 160 milhões de euros, ascendendo a mais de 5% do volume de negócios. Na comparação com 2005, o resultado apresenta um crescimento de 29%, «traduzindo uma evolução muito positiva da rendibilidade da empresa ao longo de 2006», admite a empresa.

100 novas lojas

A Modelo Continente refere que, em 2006, «cumpriu o seu amplo plano de aberturas e remodelações», indo assim ao encontro das «linhas estratégicas oportunamente referidas». A empresa encerrou o ano de 2006 com um parque de 480 lojas, que totalizam uma área de venda superior a 543 mil m2 e sustentam um portfólio composto por 3 formatos de base alimentar e nove não alimentar.

Quanto ao futuro, fica a certeza: «a Modelo Continente continuará a pautar a sua actuação segundo as linhas já definidas – crescimento e reforço da proposta de valor para os clientes, através de um investimento continuado na eficiência e na inovação».

Assim, «e na intenção de fortalecer a liderança no mercado nacional», a Modelo Continente manterá o ritmo de abertura, permitindo aumentar em mais 10% a área de venda instalada. No que diz respeito aos negócios de base alimentar, a empresa prevê abrir, em 2007, mais 10 novas unidades, «procurando chegar a um número cada vez maior de portugueses».

Já no que concerne o não alimentar, e para o mesmo período, a companhia pretende alargar a sua rede de lojas, «reforçando a sua posição de referência no mercado retalhista nacional». Para tal, esperam-se mais 90 unidades, repartidas pelos diferentes formatos e correspondendo a mais de 35.000 m2.

No comunicado que apresenta os resultados, a empresa garante que «irá igualmente manter o ritmo de renovação do parque de lojas», estimando que, em 2007, sejam remodeladas mais de 50 lojas, equivalentes a cerca de 10% do parque instalado.

«Adicionalmente, será prosseguido o estudo de novos formatos a implantar no mercado base que potenciem a geração de novas avenidas de crescimento, numa lógica de aproveitamento sinérgico das competências e recursos internos. Paralelamente será dada continuidade aos estudos de suporte à possibilidade de alargamento dos negócios actuais para novas geografias de actuação».

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