Distribuição

Liderança Ibérica

Por a 30 de Março de 2007 as 19:04

 GCT

A GCT – Gestão de Comércio Total – e a Valmenta Inversiones criaram o maior operador logístico ibérico de foodservice. No total, o novo grupo será responsável pelo aprovisionamento de mais de 3.500 pontos de venda em Portugal e Espanha

«A dimensão permite liderar um sector». Foi com esta afirmação que Carlos Salgado, presidente do grupo GCT, justificou a criação do maior operador logístico ibérico de foodservice – Canela Foods. A nova empresa será detida em 100% pela GCT Investimentos Internacionais, formada pela GCT (68%) e Valmenta (32%) e visa unir capacidades, partilhando competências e implementando uma estratégia que permite actuar em Portugal e Espanha como um único mercado.

Na apresentação, realizada em Madrid, Carlos Salgado salientou querer «que os clientes sintam de forma directa como encaramos a nossa missão de fazer uma logística integral até ao ponto de venda». O acordo firmado enquadra-se, de resto, no plano de desenvolvimento e de expansão do Grupo GCT e o racional estratégico que norteou este investimento centra-se no objectivo de servir melhor todos os seus clientes agregados neste sector e, consequentemente, liderar o mercado ibérico de food service de aprovisionamento e logística às cadeias de restauração e hotelaria.

650 milhões em 2010

Da integração destas actividades resultará um modelo empresarial (ver quadro), que suportará a formação de um dos maiores operadores logísticos de food service da Península Ibérica, ao que se somará uma rede de distribuidores em Espanha, numa lógica de cliente global com operação local.

Atendendo à dimensão do mercado espanhol, à relevância de ter uma operação logística que responda às necessidade específicas a área de food service, o grupo GCT decidiu criar uma rede empresarial em Espanha para este importante segmento, com uma estrutura ágil e de forte competitividade. Para o efeito foram seleccionados operadores locais, a nível provincial, com um profundo conhecimento do respectivo mercado, no sector da distribuição alimentar, bebidas e outros produtos do segmento de food service, tendo como suporte uma estrutura societária central e de modo a que os clientes possam contar com recursos especializados, know-how e uma força de vendas implantada em toda a Península.

Para 2007, as previsões dos responsáveis da Canela Foods apontam para um volume de negócios perto dos 480 milhões de euros, representando um volume de 200 milhões de quilos de mercadorias movimentadas, abastecendo as principais cadeias de restauração organizada, gasolineiras e caterings, com quem já estabeleceu contratos de médio/ longo prazo.

«O grupo agora criado tem consciência da responsabilidade que representa garantir o aprovisionamento e a logística neste sector a mais de 3.500 pontos de venda, onde diariamente ocorrem mais de 700 mil consumidores que confiam nos nossos clientes, na marca do estabelecimento e na sua organização que, por sua vez, confiam na nossa operação e no sistema de gestão da qualidade implementado», adiantou Carlos Salgado.

Para 2010, o responsável pela GCT admitiu um volume de negócios superior aos 650 milhões de euros, adiantando que está preparado para ganhar. «Este novo operador ibérico terá também por missão garantir uma relação de confiança, dentro da cadeia de valor, a montante com fornecedores e a jusante com clientes, assegurando uma gestão eficaz e eficiente das suas operações, procurando simultaneamente a proximidade e a parceria de todos os elos desta cadeia, para que se efective a entrega de produtos e serviços nos prazos acordados e nas condições de higiene e segurança que esta actividade exige».

Principais clientes

ZENA, com mais de 400 pontos de venda, é detentora dos master franchisings, em Espanha, das marcas Pizza Hut, KFC, Burguer King, Foster's Hollywood, Cañas y Tapas, Il Tempietto; Nostrus, Califórnia.

EAT OUT, com mais de 550 pontos de venda, é detentora dos master franchisings, em Espanha, Portugal, Andorra, Itália e Arábia Saudita, das marcas Pans & Company, Bocatta, Fresc Co, Loja das Sopas, Dehesa Santa Maria, Fresh & Ready, Caffé di Fiore, Pasta Fiore, Salta, Terracotta.

IBERSOL, com mais de 310 pontos de venda, é detentora dos master franchisings, em Portugal, das marcas Pizza Hut, KFC, Ò Kilo, Pasta-Caffé, Burguer King, Pap'aki, Café Sô, Cantina Mariachi, e em Espanha, Pizza Movil. É ainda detentora das marcas Pan's & Company e Bocatta em Portugal.

UNISELF é uma empresa especializada na área da restauração servindo mais de 550 unidades em todos os sectores de actividade: Restauração Pública, Ensino, Prisões, Saúde, Trabalho, Área Social e Catering.

De salientar ainda a posição relevante que hoje a GCT detém no abastecimento e logística também na área das gas stations, nos seus pontos de conveniência, onde a GALP se destaca como um dos seus principais clientes, pois detém uma rede com mais de 1.000 postos de abastecimento de combustível em Portugal e Espanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *