Distribuição

Modelo Continente com Saco Cliente degradável

Por a 22 de Março de 2007 as 17:13

Modelo Continente com Saco Cliente degradável

A Modelo Continente passa a disponibilizar aos seus clientes sacos de compras amigos do ambiente. Podem parecer idênticos aos anteriores, mas são fabricados através de um processo de inovador, que garante a degradação do plástico em alguns meses.

Com o Saco Cliente degradável, «investimos numa questão importante: muitos dos sacos de plástico, apesar de serem 100% recicláveis, não entram no processo de reciclagem, porque são reutilizados ou abandonados na natureza, onde levam cerca de 200 anos a serem absorvidos», explicou o director de ambiente da Modelo Continente, Vítor Martins. «O material é idêntico, mas é fabricado com um aditivo – o d2w – que permite que o saco se degrade em duas fases. Na primeira, há uma quebra das cadeias moleculares dos plásticos, formando novas moléculas susceptíveis de serem degradadas pelos microorganismos e, numa segunda fase, o ataque dessas novas moléculas pelos microorganismos num processo de biodegradação», continua.

Esta iniciativa é pioneira em Portugal na área da distribuição. O investimento feito nestes sacos é superior ao que era feito nos anteriores, porém «a Modelo Continente assumiu esse investimento, porque se enquadra na política ambiental da empresa», afirma o responsável.

Quanto a comunicação, é feita através dos sacos e «estamos a aproveitar os meios das lojas: indoors e brochuras com informação».

Vítor Martins não descarta a hipótese de estender esta nova tecnologia às embalagens dos produtos, mas «por enquanto estamos apenas em testes, além de ser uma aposta mais relacionada com as marcas de distribuição e com os produtores».