Distribuição

Hipers conquistam mercado e reduzem preço da gasolina

Por a 20 de Março de 2007 as 17:27

Gasolineira

A gasolina nas auto-estradas nacionais pode custar em média mais 2,3 cêntimos por litro do que nos postos de abastecimento dos hipermercados. No gasóleo, a diferença ainda é maior: 2,8 cêntimos. Esta é uma das conclusões do Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Combustíveis Líquidos e Gasosos relativo ao ano passado, revelado por Abel Mateus, presidente da Autoridade da Concorrência (AdC).

A entidade denuncia que «os preços médios mais elevados» dos combustíveis verificaram-se nos postos de auto-estradas, onde o litro da gasolina sem chumbo 95 chegou aos 1,223 euros e o litro do gasóleo alcançou os 1,010 euros. Os preços mais baixos registaram-se nos postos de abastecimento dos hipermercados: 1,201 euros por litro da gasolina sem chumbo 95 e 0,982 euros por litro de gasóleo. Encher o depósito no hipermercado fica 1,9% mais barato no caso da gasolina sem chumbo 95, e 2,8% no do gasóleo.

Em 2006, as grandes superfícies foram responsáveis por 7% das vendas de combustíveis em Portugal, revela um estudo interno da BP portuguesa. Esta quota de mercado coloca o sector da distribuição entre as cinco maiores petrolíferas em Portugal, apenas ultrapassado pela Galp, BP e Repsol.

Este crescimento deve-se às menores exigências para a instalação destes postos e à prática de preços mais baixos. Apesar disto, o peso das grandes superfícies no mercado petrolífero nacional ainda está longe do alcançado em alguns países da Europa, como a França, onde a grande distribuição detém mais de metade do mercado.