Distribuição

Wal-Mart desiste de banco

Por a 19 de Março de 2007 as 17:07

Wal-Mart

Os norte-americanos da Wal-Mart desistiram de abrir uma instituição financeira própria. Em comunicado, a gigante informa que retira o pedido de registo feito em Julho de 2005 junto do Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC, órgão do governo encarregado do seguro de depósitos bancários) para a abertura de um denominado “Banco Industrial” – uma espécie de financeira que pode ser controlada por uma empresa não pertencente ao sistema financeiro.

A desistência, refere o líder do retalho mundial, deve-se à controvérsia com sectores da economia dos EUA que atacaram o pedido desde sua apresentação. «Em nenhum momento pretendíamos usar a instituição para estabelecer um braço de operações bancárias, como os críticos sugeriram», afirma o texto do comunicado. «Simplesmente procurávamos reduzir os custos das transacções com cartões de crédito e débito».

A Wal-Mart alega que seus serviços financeiros geram uma economia de US$ 245 milhões por ano para seus clientes. «Já que o processo de aprovação (do Banco Industrial) deverá levar anos, em vez de meses, decidimos retirar o pedido para focar melhor outras maneiras de atender os clientes», diz a nota assinada por Jane Thompson, presidente da divisão de serviços financeiros da Wal-Mart.