FMCG Vinhos

IVDP na ProWein e Washington

Por a 19 de Março de 2007 as 16:52

IVDP dá garantias a Jaime Silva

A mais importante feira alemã no sector vitivinícola, ProWein, conta com a participação da IVDP (Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto) na sua 14.ª edição. A presença portuguesa na feira tem vindo a crescer, o que faz com que este ano a área de exposição tenha sido aumentada, em um terço, comparativamente a 2006.

Sendo a ProWein um ponto de encontro para potenciais novos clientes, nomeadamente os países nórdicos e do Leste europeu, o IVDP quer promover os seus vinhos para a entrada nestes mercados bastante atractivos. Deste modo, o stand português contará com um Show Cooking que fará a ligação entre os vinhos do Douro e Porto e as comidas especialmente confeccionadas pelo chefe alemão Carsten Dorhs.

Entretanto, nos Estados Unidos da América, o IVDP vai ser recebido em Washington DC, na próxima quarta-feira (21 de Março), no âmbito de uma campanha de sensibilização dos consumidores e profissionais para a importância da origem da qualidade dos vinhos portugueses.

Esta recepção, no Congresso norte-americano, surge no seguimento do alargamento para 13 regiões a integrarem a “Napa Declaration Of Place”, uma carta de intenções assinada em 2005, nos EUA, por três regiões da União Europeia – Vinho do Porto, Xeres e Champagne – e quatro regiões americanas – Napa Valley, Washington, Walla-Walla e Oregon.

A carta em questão, revela a importância da zona geográfica e das condições climatéricas para a qualidade e tipicidade na produção dos vinhos, evidenciando a necessidade de proteger as diversas regiões produtoras.

Em 2006, as vendas de Vinho do Porto nos EUA aumentaram 12,6% em relação ao ano anterior, colocando o país entre os cinco principais mercados do produto.