FMCG Vinhos

Estrangeiros reforçam-se no sector vinícola nacional

Por a 19 de Março de 2007 as 17:00

Vinho do Porto

Os franceses da Gran Cruz e os espanhóis da Sogevinus estão a consolidar as suas posições de liderança, no sector dos vinhos, através da compra de empresas de pequena dimensão, mas com posições importantes no mercado vinícola.

A Gran Cruz, maior vendedor nacional de Vinho do Porto (em volume) com uma quota superior a 15%, adquiriu recentemente duas empresas do sector dos vinhos verdes, a Cavipor e a Caves Monteiros. Segundo o Diário Económico, a empresa francesa apresentou ainda uma proposta para a compra da Companhia Comercial de Vinhos do Porto (CCVP), no entanto, o administrador da CCVP, Arlindo Castro, indicou que «não há negócio nenhum a confirmar». Entretanto, a Castelinho, outra conhecida sociedade de vinhos do Porto e DOC Douro, já tinha saído da alçada da CCVP para a Gran Cruz.

A espanhola Sogevinus, por sua vez, evoluiu para a compra da totalidade do capital da Cálem e da Barros (da qual consta a Kopke), reforçando assim a sua posição no mercado. Já a Burmester tinha sido adquirida ao empresário Américo Amorim, pela mesma.

Outras marcas bem posicionadas no panorama vinícola nacional, como a Poças, J. H. Anderson e Wise & Krohn, receberam, também, propostas de compra por parte de empresas estrangeiras.