Distribuição

Wal-Mart entra no mercado de vídeos online

Por a 12 de Março de 2007 as 18:01

wal mart

A Wal-Mart, maior cadeia de retalho do mundo, é a primeira do mercado a chegar a acordo com os principais estúdios de Hollywood (Fox, Disney, MGM, Lions Gate, MTV, Paramount, Sony Pictures, Warner Bros., Universal Studios) para venda de filmes e programas de televisão através do seu site. Segundo o Diário Económico, a companhia procura assim disputar o mercado com o iTunes (Apple), que registou bons resultados com o licenciamento de filmes e programas da Disney.

Esta decisão pode parecer contraditória, uma vez que a Wal-Mart é responsável por grande parte das vendas de CD e DVD dos Estados Unidos, no entanto, o gigante americano garante que o segmento se manterá saudável tendo em conta que o negócio da venda digital é tido como complemento.

Os preços são idênticos aos praticados nas lojas. Os filmes recentes custam 15,4 euros, os antigos 7,6 euros e os programas de TV 1,5 euros, após transmissão no respectivo canal.

Ainda em versão beta, a Wal-Mart disponibiliza três mil filmes cujo tempo médio para download, por filme, é de 45 minutos, dependendo da largura de banda. Os conteúdos podem ser armazenados em qualquer computador e em alguns leitores digitais portáteis.

Entretanto, já surgiram algumas críticas, por parte dos utilizadores, relativamente à estratégia da empresa e às dificuldades em aceder ao serviço. Um cibernauta do Search Engines Web comentou que esta é uma forma da Wal-Mart reter os seus clientes no site, sendo que grande parte dos mesmos já está predisposta a descarregar filmes, utilizando também outros serviços.