Distribuição

Mosqueteiros apostam nas PNM

Por a 9 de Março de 2007 as 17:40

Mosqueteiros apostam nas PNM

O primeiro dia de Março marcou o arranque do projecto de revelação dos PNM – “Produtos das Nossas Marcas” – apresentados aos consumidores através de uma campanha de comunicação directa em todos os pontos de venda alimentares do grupo Os Mosqueteiros.

O modelo de Marcas Próprias que o grupo adoptou, utiliza várias marcas para diferentes categorias de produtos. «Essas marcas assumem-se como marcas especialistas dentro do seu território – com uma identidade própria – sem associação às insígnias do grupo. Esta foi a decisão mais adequada face ao modelo de gestão do grupo. Estas marcas passam por um rigoroso controlo que garante todas as exigências legais e de qualidade», explica o grupo. Deste modo, o grupo criou produtos com embalagens distintas e atractivas próximas do alvo, qualidade igual ou superior ao target definido e preços justos para a qualidade.

Com a crescente e constante evolução do mercado e das exigências e premissas do consumo e com o acesso do consumidor à mais variada informação, o grupo efectuou estudos, realizados pela Ipsos, com o objectivo de perceber como o cliente entendia a oferta de PNMs, e percebeu que os consumidores não identificavam as marcas como marcas próprias Intermarché/Écomarché por não existir nenhum elemento unificador entre elas. Apenas era percepcionado um conjunto de marcas cuja venda era um exclusivo dos Intermarché/ Écomarché.

Desta forma, o grupo aposta agora numa estratégia de revelação das marcas próprias com a finalidade de lhes conferir visibilidade, transparência e reforçar simultaneamente a sua relação com as insígnias Intermarché e Écomarché.

Neste sentido, foi criada uma etiqueta especialmente concebida para uma clara identificação das Marcas Próprias, ajudando assim o consumidor a fazer a ligação entre estas marcas e as insígnias alimentares do grupo: Intermarché e Écomarché.

O processo de revelação dos produtos divide-se em várias fases, começando por se revelar neste início do projecto 50% da gama. O grupo conta chegar ao 2.º trimestre do ano já com 60%, tendo como objectivo alcançar 70% da gama revelada até ao final do corrente ano.

Com a implementação deste novo projecto o grupo pretende aumentar 10% das vendas destas marcas até finais de 2007. Os preços praticados pelo mercado são seguidos diariamente de modo a oferecer sempre ao consumidor produtos que têm a melhor relação qualidade/preço.

Para além do preço praticado, o grupo «ao revelar os PNM assume um compromisso de confiança perante o consumidor. Por este motivo, é bastante exigente com a qualidade dos produtos que disponibiliza aos seus clientes, sendo esta regularmente testada por laboratórios independentes e aprovada em painel de consumidores», refere o comunicado do grupo Os Mosqueteiros.

«Estes testes provam que actualmente temos uma qualidade igual ou superior ao target em 98% dos nossos PNM», acrescenta Abílio Almirante, director comercial do grupo Os Mosqueteiros.

Ao nível da comunicação, numa fase inicial e sob a mensagem “Siga a etiqueta!”, o grupo tem como objectivo mostrar ao consumidor que tem marcas próprias, ensinando-o a identificá-las, concebendo para o efeito uma etiqueta que funcionará como elemento unificador em todas as gamas de produtos e estará presente em todas as embalagens PNM. Numa segunda fase, «a comunicação passará pela explicação mais pormenorizada das marcas, dos seus benefícios e dos compromissos que assumimos perante o consumidor: óptima relação qualidade/ preço; Proximidade/Envolvimento; Durabilidade da Oferta e Inovação constante», explica Cristina Borges de Carvalho, directora de Comunicação e Imagem do grupo Os Mosqueteiros.

Para dar mais ênfase a esta campanha, «decorámos os pontos de venda com informação e materiais que dão relevo a estes produtos enquanto marcas Intermarché/ Écomarché, ajudando o consumidor a percepcionar de imediato o que são e quais são os Produtos Nossa Marca», acrescenta a responsável pela comunicação do grupo.

Os PNM são uma das grandes apostas do grupo Os Mosqueteiros para este ano, procurando uma vez mais manter a aposta na satisfação do consumidor, disponibilizando-lhes uma imensa e diversificada gama de produtos de alta qualidade, com uma boa relação qualidade/preço e credibilidade indiscutível, mantendo o compromisso em conquistar a confiança do consumidor, oferecendo-lhe a melhor selecção de produtos, aos melhores preços de mercado.