Distribuição

Lucros Carrefour sobrem 58%

Por a 9 de Março de 2007 as 17:43

carrefour noite

Depois de ter apresentado, em final de Janeiro, vendas brutas de 87 mil milhões de euros nos resultados preliminares de 2006 (o equivalente a um crescimento de 6,3% face a 2005), o grupo Carrefour vem agora divulgar lucros de 2,268 mil milhões de euros, um aumento de 58% em relação ao exercício de 2005.

Estes resultados foram apresentados durante a reunião de direcção do Carrefour, de onde saiu, igualmente, a demissão do presidente Luc Vandevelde e a entrada de Bernard Arnault, presidente do conselho da gigante francesa de produtos de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton e da Colony Capital, num investimento que rondará os 3,8 mil milhões de euros.

Os números finais avançados pela Carrefour apresentam um volume de negócios consolidado de 77,9 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 6,6% face a 2005.

O líder do retalho europeu e segundo a nível mundial registou um aumento da área de loja em cerca de 1,4 milhões de m2, representando perto de 1.000 lojas. Em termos de contribuição para o volume de negócios, França aparece em primeiro lugar com 37,2 mil milhões, um crescimento de 4,6%. O continente europeu (excepto França) obteve uma subida de 6,2% para 29,8 mil milhões de euros, registando a América Latina o maior crescimento com 16,8% para 5,9 mil milhões de euros. Finalizando as regiões onde o Carrefour opera, aparece a Ásia, com um crescimento de 14 pontos percentuais, para 4,9 mil milhões de euros.

No comunicado, o Carrefour revela que para estes resultados contribuíram diversas políticas: «Enfoque nos preços baixos, fortes promoções, melhores marcas e serviços».

Para o biénio 2007-2008, o grupo francês tem dois conceitos chave: convergência e fortalecimento da marca Carrefour. «Depois do sucesso da experiência em Espanha e Brasil com os nossos novos formatos Carrefour Express e Carrefour Bairro, vamos acelerar o multi formato e fortalecer a marca própria. Em 2007, iremos expandir estes conceitos à Turquia, Bélgica, Polónia e Argentina», lê-se no comunicado.

Os responsáveis franceses revelam ainda que «vão inaugurar pelo menos 1,5 milhões de metros quadrados em 2007, dos quais perto de um milhões serão abertos fora de França: Itália, Bélgica e Espanha, principalmente», adiantando que o grupo irá «preparar o desenvolvimento de novas formas de crescimento em mercados emergentes, tais como a Rússia e Índia».

Em relação às vendas previstas para 2007-2008, os responsáveis do Carrefour referem que, «dentro do ambiente de forte concorrência, antecipamos, para 2007, um crescimento nas vendas, pelo menos ao nível das verificadas em 2006». Em relação a 2008 e face aos resultados de 2006 e previsões para 2007, os responsáveis do Carrefour querem aumentar as vendas em 10%, adiantando que «simultaneamente iremos efectuar algumas aquisições estratégicas».