Distribuição

APED fala sobre taxas, licenças e gasolina

Por a 7 de Março de 2007 as 17:20

APED

No dia do início do 3.º Fórum do Comércio Moderno, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), o presidente da entidade, Luís Vieira e Silva, diz, em entrevista à Agência Financeira, que: «Temos contestado desde o início as taxas de modernização do comércio. Não faz sentido. Os últimos números que tínhamos destas taxas já superavam largamente os 20 milhões de euros. Achamos muito bem que o comércio se modernize e até consideramos isso importante para o próprio desenvolvimento sustentado do País, mas não deve ser a distribuição a subsidiar o seu desenvolvimento. Fazendo um paralelo, é como se para instalar um hotel moderno europeu no centro de Lisboa, esse mesmo hotel tivesse de subsidiar a modernização das pensões à volta».

Na referida entrevista, Luís Vieira e Silva adianta ainda, em relação à abertura das grandes superfícies ao domingo à tarde, que «continuo a não perceber porque é que o comércio tem de ficar fechado aos domingos», salientando que «há estudos que indicam que mais de 70% dos consumidores portugueses e até as estruturas representativas desses consumidores, como é o caso da DECO, que apoiam claramente a liberalização das aberturas».

No plano das expansões, o presidente da APED refere à Agência Financeira que «os hipermercados, depois de uma grande expansão, têm uma relativa maturidade nas vendas e os formatos de proximidade, onde se incluem os formatos “hard-discount”, estão a ter uma melhor performance em termos de crescimento. Não nos podemos esquecer que os hipermercados fecham aos domingos e feriados à tarde, se quantificarmos isso por meses por ano, são 40 domingos que estão fechados, ou seja 20 dias úteis mais e se a este número juntarmos os feriados estamos a falar quase de um mês de vendas fechados».

No que diz respeito aos combustíveis a conclusão é simples: «Além da componente social, os postos de combustíveis nas grandes superfícies poderão contribuir para a descartilização dos preços».

De referir que o 3.º Fórum do Comércio Moderno terá hoje (Quinta-feira, 8 de Março), José Eduardo Martins, Pedro Pita Barros, Bryan Roberts (Planet Retail), José Luís Simões (TNS), José Luís Nueno e Fará Warner como oradores.