Distribuição

Greve não afecta actividade dos associados APED

Por a 6 de Março de 2007 as 17:18

APED

Os associados da APED não aderiram de forma significativa à greve promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, na passada sexta-feira. «As lojas estiveram abertas em horário normal e os níveis de facturação foram os habituais», dá conta a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição em comunicado.

A alegada intenção por parte dos responsáveis do sector em por fim às negociações para a revisão do Contrato Colectivo de Trabalho (CCTV) terá estado na origem do agendamento da greve.

Luís Vieira e Silva esclarece, no entanto, que «a APED nunca rompeu as negociações para a revisão do Contrato Colectivo de Trabalho. Enquanto promotora do processo de revisão do CCTV, não seria admissível ser a APED a romper unilateralmente a discussão». E acrescenta: «Se há entidade que tem dificultado este processo de revisão, essa tem sido a FEPCES (Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços), que recusou negociar o clausulado em 2006, propósito que manteve para 2007».

Desta forma, a APED «reitera a importância do CCTV do sector na gestão dos recursos humanos das empresas associadas. Por essa razão, propôs a revisão há mais de dois anos, de forma a responder a necessidades sentidas pelo sector e em virtude de alterações à legislação laboral. Contudo, contrariamente ao que afirma a FEPCES, estas propostas de revisão, nomeadamente quanto à duração e à organização do tempo de trabalho, não entram em conflito com os direitos adquiridos dos trabalhadores», conclui o comunicado.