Distribuição

Abrandamento no volume de negócios no comércio a retalho

Por a 2 de Março de 2007 as 17:07

Retalho positivo em Setembro

Em Janeiro, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e da sazonalidade, cresceram 0,5% em termos homólogos. Esta variação correspondeu a uma desaceleração de 1 ponto percentual face ao observado no mês anterior. Este andamento resultou de comportamentos distintos nos dois agrupamentos considerados. No agrupamento de Produtos alimentares, a taxa de variação homóloga subiu 2,7%, situando-se no mês de referência em 3,0%. No caso do comércio de Produtos não alimentares, registou-se uma redução de 3,9% da taxa de variação homóloga, fixando-se esta em -1,4%.

Em relação ao mês anterior, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos dias úteis e do efeito da sazonalidade, registaram uma variação negativa de 0,1%, traduzindo uma redução de 1,7% em relação à observação de Dezembro. Este comportamento foi determinado pelos andamentos de sentido contrário dos dois agrupamentos. Assim, observou-se um acréscimo de 4,2% na taxa de variação homóloga do volume de vendas no comércio de Produtos alimentares e um decréscimo de 6,9% no comércio de Produtos não alimentares, a que corresponderam taxas de 0,6% e de -0,7%, respectivamente.

A variação média nos últimos doze meses, deflacionada e corrigida dos dias úteis e da sazonalidade, foi de 0,7%, mantendo-se estável desde Setembro de 2006.

O emprego no comércio a retalho, por sua vez, aumentou 1,2% em termos homólogos no mês de Janeiro, variação superior em 0,8% à ocorrida em Dezembro. Este comportamento resultou sobretudo da melhoria observada na taxa de variação do comércio de Produtos alimentares, traduzida numa aceleração de 2 pontos da taxa de variação homóloga, que passou para 4,6%. A contribuição do agrupamento de Produtos não alimentares foi no mesmo sentido, dada a recuperação de 0,1% da variação homóloga, apesar de se ter mantido negativa (- 0,9%).

Comparativamente com o mês anterior, o emprego no comércio a retalho registou uma diminuição de 0,7%, agravada em 0,4 pontos percentuais face à observada em Dezembro. A variação média dos últimos doze meses foi de 0,9%, subindo 0,1% em relação ao valor registado em Dezembro.