Distribuição

Retalho espanhol aumenta vendas em 4,5%

Por a 23 de Fevereiro de 2007 as 17:04

Retalho positivo em Setembro

De acordo com dados da Associação Nacional de Grandes Empresas de Distribuição (ANGED) espanhola, as vendas do retalho, em 2006, cresceram 4,5% para 40,200 mil milhões de euros, face ao exercício anterior. Para 2007, Javier Millán-Astray, presidente da ANGED, prevê um crescimento de 5%, criticando as administrações regionais do País Basco, Canárias, Baleares, Catalunha e Astúrias que, devido às actividades restritivas, podem prejudicar esta subida na ordem dos 3 mil milhões de euros.

Durante 2006, os associados da ANGED abriram 14 novas lojas (4 Eroski, 4 Carrefour, 1 Alcampo, 2 Hipercor e 3 El Corte Inglés), além do centro Ikea. As grandes superfícies criaram 8.000 postos de trabalho, referindo o presidente da associação que se trata de «emprego de qualidade e somente superado pelos postos de trabalho criados pelas microempresas», reconhecendo, contudo, uma má imagem dos contratos laborais nas grandes empresas.

Apesar do crescimento do sector retalhista em Espanha, Millán-Astray referiu que os grupos detentores das grandes superfícies enfrentam, desde há algum tempo, um grave problema: «Existe dificuldade em recrutar pessoal especializado no tratamento e venda de produtos perecíveis. Simplesmente não há pessoas que queiram e saibam trabalhar nas secções de fruta, carne ou peixe», salientando que muitas vezes as empresas vêm-se obrigadas a recorrer a mão-de-obra estrangeira.

De referir que as vendas dos associados da ANGED representam cerca de 20,7% do total do retalho espanhol e que, em termos de emprego, são responsáveis por 12,5% dos 237.000 funcionários do sector.