Não Alimentar

Ecopilhas recolhe 41 milhões

Por a 2 de Fevereiro de 2007 as 16:47

pilhao

A Ecopilhas, entidade responsável por gerir a recolha, triagem e reciclagem das pilhas e acumuladores usados recolheu, durante os anos de 2004, 2005 e 2006, mais de 41 milhões de unidades destes resíduos.

Em 2004, ano em que iniciou efectivamente a distribuição de pilhões, os recipientes utilizados para colocar as pilhas e acumuladores usados, a Ecopilhas recolheu cerca de 8 milhões de unidades. No ano seguinte, a Ecopilhas recolheu mais do dobro da quantidade verificada no ano anterior, tendo conseguido recuperar 17 milhões de pilhas e acumuladores usados.

Em 2006, a performance manteve-se, tendo sido igualmente recolhidas 17 milhões de unidades. Em média, foram recuperadas para reciclagem, durante os últimos 3 anos, cerca de 14 milhões de unidades, o equivale a mais de 13% do total de pilhas e acumuladores existentes no mercado.

As Associações de Municípios e os Sistemas Multimunicipais, a par com os hiper e supermercados, são as entidades que mais contribuem (40% cada) para o esforço de recolha e para o bom desempenho do nosso país a este respeito.

Para Eurico Cordeiro, director-geral da empresa, «estes resultados são reveladores da adesão de muitos portugueses ao pilhão e atestam a sua preocupação em contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso País».

Portugal é o sexto classificado na Comunidade Económica Europeia a seguir a países como a Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica ou França (quase todos com um histórico de pelo menos 10 anos de recolha). Ainda assim, a legislação europeia definiu como meta para 2012, 25% de recolha de pilhas e acumuladores usados e 50% de eficácia na reciclagem destes materiais.

Embora Portugal não disponha de centros de Triagem e/ou Reciclagem de pilhas, a Ecopilhas assegura que depois de depositadas nos pilhões, todas as pilhas são recolhidas e colocadas num armazém central, sendo posteriormente separadas por sistemas químicos e enviadas para a empresa Fernwarme Wien, na Áustria, onde são devidamente recicladas.