FMCG Vinhos

ViniPortugal destaca China

Por a 31 de Janeiro de 2007 as 17:03

Exportações de vinho crescem 2%

Vasco d´Avillez, presidente da ViniPortugal, defendeu hoje, em Macau, que os produtores vitivinícolas nacionais devem encontrar novos mercados de exportação – referindo-se à China – de modo a compensar a quebra de consumo registada em Portugal, bem como noutros mercados externos.

Em declarações à agência Lusa, Vasco d´Avillez explicou que «entre 1970 e 2006 o consumo médio anual de vinho do cidadão português baixou dos 85 litros para os 48 litros» e alertou para a necessidade dos produtores portugueses encontrarem alternativas.

«Portugal teve em 2006 uma produção de cerca de 6,5 milhões de hectolitros sendo que cerca de dois terços, ou 4,8 milhões de hectolitros, são vendidos em Portugal e que ficam sempre por vender cerca de meio milhão de hectolitros, se o consumo se mantiver em queda em Portugal poderá criar alguns problemas pelo que é necessário encontrar novos mercados», disse o responsável pela associação interprofisional.

Durante a apresentação do orçamento da ViniPortugal, tanto Vasco d´Avillez como Dora Simões, directora-geral da ViniPortugal, referiram a China como um dos potenciais mercados a explorar, alertando, contudo, que «os produtores não se podem esquecer do mercado interno e de manter o Brasil, Canadá, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia e Alemanha, bem como apostar nos Estados Unidos e no Reino Unido», apontados no Estudo Porter como os mercados prioritários para a exportação dos néctares nacionais.

«A China é, tal como Angola, um mercado de aposta nos próximos dois anos e Macau é um pólo importante para entrar na China», disse d´Avillez à agência Lusa, salientando que «se formos bons promotores até os hotéis americanos vão querer ter um restaurante português e vinhos portugueses».

O presidente da ViniPortugal está em Macau à frente de uma delegação de 36 empresas produtoras de vinho de todo o país, contando com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates numa prova de vinhos a realizar em Xangai.